O departamento de Tecnologia da Informação (TI) vem adquirindo um papel fundamental nas empresas. Afinal, esse é o setor responsável por implementar novos sistemas de inteligência e tecnologia nos ambientes corporativos, ajudando executivos e gestores a obter informações essenciais para deixar a concorrência para trás.
É nesse contexto que o Business Intelligence (ou BI) entra em campo: ele pode ser uma ferramenta essencial para otimizar a produtividade da TI e ajudar esse time a extrair as informações necessárias para a estratégia do seu empreendimento.
Quer saber como fazer isso? Então confira agora 3 vantagens do BI para o seu negócio:
Tempo é fundamental: em um mercado cada vez mais dinâmico, ele pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia. Não é segredo que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos gestores é conseguir reunir e analisar as informações dos sistemas de informação da empresa para produzir os relatórios necessários.
Com a ajuda de uma plataforma de BI, fica muito mais fácil para times e gestores obterem não apenas as informações, mas também os recursos necessários para a produção dos materiais de análise, como gráficos e painéis — itens fundamentais para compreender os resultados e a situação do negócio.
Se você já coletou esses dados manualmente, sabe o tempo que pode levar para fazer um bom gráfico ou planilha, certo? Nesse sentido, o BI representa um enorme ganho de tempo, pois compila os dados e os traduz em formatos legíveis com eficiência.
Já deu pra ter uma ideia de como o Business Intelligence pode otimizar a produtividade da TI, certo? Além das vantagens citadas anteriormente, com o BI, o profissional de TI é capaz de cuidar da governança dos dados e democratizar o acesso a eles. Conhecido como “self-service BI”, esse processo permite fornecer somente informações específicas às pessoas certas.
Isso significa que essas áreas podem desenvolver suas próprias visões e gerar insights de forma mais eficiente, fornecendo ao setor de TI mais tempo para se concentrar em suas próprias atividades.
Outro trunfo no uso desses softwares é o fato deles ajudarem a compilar dados de forma compreensível e de fácil leitura. Este é um fator fundamental para o usuário de fora da TI, que conseguirá interpretá-los sem o intermédio de um profissional da área. Para a TI, isso significa menos tempo gasto para solucionar dúvidas ou e problemas pontuais, além de facilitar a compreensão dos seus relatórios pelos demais setores.
O Business Intelligence pode ajudar o departamento de TI de diversas formas. Com ele, a equipe pode criar e enviar relatórios de forma automática: se a equipe de vendas precisa de informes semanais de desempenho, por exemplo, é possível agendar para que todos os envolvidos recebam a informação por e-mail em determinado horário.
Através do BI, também é possível verificar o andamento dos SLAs (Service Level Agreements, ou Acordos de Nível de Serviços), sejam eles em relação à TI com os clientes internos ou com os fornecedores da empresa.
Outro recurso importante é o monitoramento do tempo de uptime do parque tecnológico. Através deles, é possível mapear, entender e corrigir, o mais rápido possível, os períodos de indisponibilidade.
Por fim, podemos falar ainda que o BI pode ajudar no alinhamento da TI com o negócio, permitindo a integração de processos para alcançar, com mais facilidade e mais chances de sucesso, os objetivos estratégicos da empresa.
Agora que você entendeu as vantagens do Business Intelligence para otimizar a produtividade da TI e demais setores, não deixe de aproveitar esses benefícios. Na era digital, informação é poder, então use-a a seu favor!
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