A análise de dados é fundamental para embasar ações e decisões nos negócios. No entanto, é preciso que essa avaliação seja feita com precisão; caso contrário, as informações coletadas não serão capazes de fornecer insights e respostas relevantes para a empresa.
Como você pode imaginar, dados mal analisados desperdiçam tempo, dinheiro e investimentos. Logo, se a empresa não conta com um sistema eficiente e preciso para extrair os dados necessários para guiar suas ações, suas análises dificilmente irão gerar bons resultados. E foi para suprir essa demanda de eficiência e precisão que surgiu o Business Intelligence.
No post de hoje, separamos os maiores perigos da má avaliação de informações, o que causa esses problemas e os benefícios de resolvê-los. Quer saber em detalhes o que ocorre na sua organização? Então confira já este artigo!
Muitos gestores perdem insights importantes por não saberem exatamente como o sucesso ou fracasso de suas ações aconteceu, e como foi a progressividade dos processos e do cenário em questão. Mas por que isso é importante se já aconteceu?
Antes de tudo, para não repetir erros — principalmente os imperceptíveis —, é preciso saber onde eles ocorreram e por qual motivo. Da mesma forma, acertos ligados a fatos aleatórios não trazem nenhum aprendizado para a equipe, pois não podem ser repetidos ou aperfeiçoados.
Ao analisar superficialmente as informações mais relevantes para uma estratégia — como faturamento, número de clientes e crescimento de lifetime value —, pontos importantes são perdidos.
Por isso, é preciso ter exatidão no planejamento estratégico e contar com previsões bem embasadas para saber que caminho seguir, e onde se chegará. Nesse contexto, a assertividade do BI é fundamental, já que seus dados se originam de diversas fontes relevantes para o negócio.
Sabemos que o enxugamento e o alinhamento de setores e processos dependem da gestão, que dificilmente funciona sem um plano eficiente. Porém, informações precisas podem aperfeiçoar essa integração por si só.
Se o departamento de vendas enfrenta objeções e não consegue contorná-las, por exemplo, o erro pode estar em um processo truncado. Impressões importantes da área comercial não passadas para o marketing também deixam objeções e dúvidas, não sendo trabalhadas da maneira correta para os clientes em potencial.
Da mesma forma, falta de preparo e nutrição incorreta dos leads que serão entregue aos vendedores pode fazer com que os visitantes sejam abordados na etapa errada, quando ainda estão distantes da compra. Problemas assim passam facilmente despercebidos por análises superficiais, e uma plataforma de Business Intelligence é capaz de resolvê-los com apontamentos individuais, dando respostas para cada ponto e contribuindo para um cenário colaborativo.
Utilizando o exemplo acima, o excesso de objeções não contornadas gera custo e transtorno para o negócio. Com baixa das vendas, o primeiro passo de muitos gestores é reduzir a folha de pagamento. No marketing, resultados insuficientes do departamento frequentemente levam a cortes de verba.
Porém, com a boa mineração de informações, um filtro eficiente e a avaliação correta, é possível chegar a respostas precisas para resolver problemas, gerando resultados reais para a empresa.
Após a previsão de tendências de mercado com o apoio do BI, a empresa será capaz de tomar decisões acertadas, e não apenas ações instintivas para estancar a perda de dinheiro. Isso também pode fazer toda a diferença nos processos operacionais, alinhando a equipe e garantindo a eficiência do trabalho.
Entre os diversos projetos de um negócio, não é difícil encontrar gestores que não sabem os motivos de terem sucesso ou fracasso. A razão para isso pode ser apostar no feeling profissional, um problema que pode gerar consequências graves.
Reunindo as informações e tratando-as em uma solução de Business Intelligence, elimina-se os palpites e achismos imprecisos. Mais importante ainda, ao obter respostas exatas sobre processos e resultados, baseadas em fatos e números reais, previne-se o fracasso e potencializa-se o sucesso.
Como você viu, não há espaço para o feeling em um mercado competitivo como o atual. É preciso estar atento às soluções tecnológicas e fazer as análises mais eficientes para investir o dinheiro onde o seu negócio realmente precisa!