O uso de Business Intelligence (BI) no seu negócio pode trazer ótimos resultados, algo fundamental para se destacar no mercado. Com o avanço da tecnologia, a tendência é que cada vez mais empresas tornem adeptas dessa solução como parte da sua análise de negócios.
Porém, uma dúvida comum que surge na hora de usar BI é se vale mais a pena otimizar o tempo ou aprender com o mercado. Para responder a essa questão, veja a seguir algumas práticas para usar o seu BI da melhor maneira possível!
O uso de uma solução de BI oferece muitos dados a respeito do mercado para o seu negócio, mas a verdade é que nem sempre todos esses dados serão úteis para os seus objetivos.
Para não perder tempo avaliando aquilo que não é importante, toda ferramenta de BI deve ser aliada a um planejamento acerca da gestão do conhecimento. Essa prática consiste em definir o que é importante monitorar, por que e em quanto tempo esse monitoramento deve ser feito.
De modo geral, ao usar BI é possível orientar melhor a otimização do tempo, conseguindo resultados precisos e aumentando a produtividade de toda a equipe.
Outra boa prática de BI consiste em integrar ferramentas diversas para criar mais possibilidades para a análise de dados. Uma ferramenta que permite a integração de diferentes dados ou a apresentação de múltiplas tendências, por exemplo, tende a ser mais vantajosa.
Ao mesmo tempo, é importante garantir o acesso à informação por parte das pessoas certas. Ao fazer isso, o ganho com o uso adequado de informações estratégicas passa a ser mais elevado, e os dados confidenciais também ficarão disponíveis apenas para pessoas de confiança.
Por falar em tempo, o processo de aprendizado baseando apenas na inteligência de mercado pode ser bastante longo e pouco produtivo. Tendências demoram algum tempo para se concretizarem, e esperar demais pode causar prejuízos à empresa.
Felizmente, isso pode ser facilmente evitado com o uso de uma solução que busque a otimização do tempo. Você não precisa esperar o mercado reagir lentamente: em vez disso, é possível integrar dados adquiridos em diversas plataformas, fazendo cruzamentos e análises para garantir mais inteligência competitiva.
Ao mesmo tempo em que buscar ferramentas de otimização é uma boa prática, é fundamental pensar em quão intuitiva ela é. O motivo é bem simples: não adianta buscar otimização de tempo e aprender com o mercado se a ferramenta é muito complexa e de difícil aplicação na rotina da equipe.
Optar por soluções pouco intuitivas só vai exigir mais treinamento e mais tempo até que todos se adaptem à nova realidade, eliminando justamente as vantagens relacionadas à otimização do tempo. Assim, o melhor é procurar por ferramentas robustas, mas de fácil assimilação, evitando complicações que levem à perda de tempo.
Como você viu, para usar o BI corretamente, o melhor é começar com um planejamento aliado à integração e acesso à informação. Se você não quiser perder muito tempo aprendendo com o mercado, também é importante buscar uma ferramenta de otimização intuitiva, que permita maiores ganhos em produtividade.
E você, ficou interessado no uso de BI?