People analytics pode até parecer um daqueles termos da moda em inglês, mas não se engane: ele veio para ficar.
Nesse sentido, as empresas que não se ajustarem em um cenário cada vez mais analítico tendem a ficar para trás mais rápido do que se imagina.
Segundo uma pesquisa da Delloitte, quase dois terços das companhias, hoje, consideram esse recurso uma prioridade em suas estratégias.
E se o mercado está dizendo que people analytics é importante, certamente, é porque essa é uma prática que gera valor.
Você concorda?
Então, continue com a gente para entender tudo sobre o tema e implantar na sua empresa.
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Profissionais de marketing, logística, TI e de outras áreas ligadas às ciências exatas já estão, de certa forma, acostumados com o termo analytics.
Ele nos remete à análise de dados, ou seja, ao conjunto de estratégias e atividades em que dados são tratados, transformando-se em informação.
Sendo assim, people analytics é um campo da gestão de recursos humanos no qual processos de contratação, demissão e retenção de profissionais tomam a análise de dados como base.
Com essa estratégia, as decisões são tomadas a partir de dados estruturados e com o apoio de ferramentas específicas.
Gestores experientes dificilmente tomam uma decisão ou implementam uma ação sem antes se apoiar em dados estatísticos estruturados a partir de pesquisas, por exemplo.
Essa mesma linha de raciocínio se aplica ao People Analytics.
Nela, processos seletivos e de recrutamento passam a ser pautados não mais por práticas “de manual”, mas pelas informações geradas a partir dos dados sobre as pessoas.
Em vez de contratar somente considerando a formação acadêmica e a experiência profissional, você passa a levar em conta, principalmente, o “fit” do candidato ao perfil da empresa.
Também a gestão de talentos se torna mais eficaz quando se vale de dados confiáveis e abrangentes.
Isso acontece porque o RH conhece os elementos capazes de reduzir o turnover, levando a decisões mais assertivas na manutenção do time.
Ainda é possível utilizar o people analytics em empresas para ações de análise de desempenho dos colaboradores, além da compilação de resultados em pesquisas de clima e de cultura organizacional.
Por outro lado, não são apenas os processos seletivos que tendem a ser mais precisos quando a empresa se orienta pelas práticas de people analytics.
Um bom exemplo nesse sentido são as companhias mais modernas, como as startups e fintechs.
Elas desenvolvem políticas de retenção de talentos tomando como referência dados em massa (Big Data), que, por sua vez, são tratados pela perspectiva de Business Intelligence (BI).
Para tanto, utilizam ferramentas como o Tableau, solução analítica líder de mercado, para entender o que os seus colaboradores precisam para que se sintam motivados a permanecer.
Por isso, do início ao fim do ciclo da trajetória profissional, adotar people analytics traz uma série de vantagens competitivas.
Confira as três que destacamos a seguir.
A mais recente pesquisa da Deloitte sobre mercado de trabalho aponta que a intenção de trocar de empresa é mais acentuada em pessoas com menos de dois anos de casa.
Nesse grupo de profissionais, 34% dizem ter o desejo de mudar de emprego dentro de um ano.
Mas como fazer com que uma pessoa se sinta motivada a ficar em uma função, ainda mais se considerarmos que as gerações X e Y são muito menos apegadas às empresas?
Ou seja, rotatividade é um problema sério.
Para diminuir esse índice, o people analytics pode ajudar com respostas mais precisas sobre problemas que ficariam ocultos sem análises aprofundadas.
Nada mais caro para um negócio do que contratar um profissional e descobrir, tempos depois, que ele não era o candidato ideal.
Esse é outro desafio que pode ser superado ao colocar ferramentas e técnicas de people analytics a serviço da empresa.
Seria algo parecido com o que faz o marketing ao atrair o cliente adequado para o seu negócio, quando se vale de dados para alcançar as pessoas certas, na hora exata e nos lugares corretos.
Se o que começa errado, tende a dar errado, podemos dizer que a mesma lógica se aplica em relação ao que dá certo.
Assim sendo, quando a sua empresa contrata o profissional mais adequado ao seu perfil de negócio e cultura organizacional, dá um passo decisivo para que ele continue em seus quadros.
Permanecer por mais tempo pode indicar, ainda, que o colaborador está satisfeito em seu emprego – embora isso não seja uma garantia.
E, como sabemos, gente que se sente bem em seu trabalho naturalmente produz mais e melhor.
Para empresas que não têm uma orientação para decidir com base em dados, o people analytics pode ser desafiador no começo.
Talvez seja difícil modificar antigos hábitos, ainda mais quando se trata de números.
No entanto, para quem aceita o desafio de mudar, as recompensas tendem a vir na mesma proporção do esforço realizado.
Então, veja duas dicas para começar uma nova fase de processos em RH mais eficientes.
Uma cultura de tomada de decisão baseada em dados é caracterizada pela coleta, análise e, principalmente, pela realização de testes como práticas diárias.
Uma boa maneira de dar esse primeiro passo é implementar o Tableau como solução analitica.
Por ser mais simples de operar e ter uma interface mais visual, ele é a ferramenta certa para empresas que ainda estão no caminho para ser data driven, ou seja, orientadas por dados.
Agora, se a sua empresa já usa uma ferramenta de análise de dados, mas tem problemas no dia a dia, então, você precisa de uma consultoria como o COE (Center of Excellence), oferecida pela FiveActs.
Essa é uma solução que pode ajudar você na capacitação da equipe, na criação de uma comunidade para discutir e evoluir do uso da ferramenta, além da definição de um processo de governança, entre outras necessidades.
Quando se trabalha com números e dados, a propensão à mudança se torna maior.
Assim é o mercado em plena transformação digital, no qual a inovação não é mais a exceção, mas a regra para os negócios que crescem e aparecem.
Se inovar não está em pauta na sua empresa, comece o quanto antes a reverter esse quadro.
Não sabe por onde começar? Contate a FiveActs.
Com soluções analíticas sob medida para a sua necessidade, temos ferramentas e serviços de consultoria e implementação para usar os dados a favor dos seus objetivos.
Nas empresas de gestão vertical, fortemente hierarquizadas ou familiares, pode ser especialmente complexo mudar a forma como as decisões são tomadas.
Para tornar a transição mais suave, a melhor alternativa é contar com uma parceria que ajude a destravar processos e a modificar o mindset.
Essa é a FiveActs, sua especialista em dados para orientar e apoiar seu negócio ao adotar o people analytics e a análise de dados em suas rotinas.
Oferecemos as ferramentas que você precisa para dar esse passo, a exemplo do Tableau, que pode testar gratuitamente.
Também somos parceiros na oferta de treinamentos, consultoria, implementação e criação de dashboards, entre outros serviços.
Embora não seja um bicho de sete cabeças, o people analytics demanda recursos e, principalmente, profissionais capacitados para conduzir as suas práticas.
Por isso, não fique em dúvida: conte com a FiveActs e coloque a sua empresa em um novo nível de gestão de RH com as nossas ferramentas e expertise.
Aproveite para testar o Tableau em sua versão completa gratuitamente e comprove você mesmo o valor desse software incrível!