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Afinal, o que é inteligência competitiva? Entenda Por que e Como Investir em Sua Empresa

18 de dezembro de 2020

Entenda o que é a Inteligência Competitiva, também conhecida por Inteligência do Mercado


Você já ouviu falar em inteligência competitiva?


Se você é um profissional inovador, antenado às novidades do mercado, às demandas dos clientes de diversos segmentos e sabe como adaptar suas estratégias às tendências, então, já faz parte do time de pessoas que realizam esse tipo de trabalho.


A inteligência competitiva, ou inteligência de mercado, é um processo de análise e captação de informações sobre a concorrência.


Em geral, grandes empresas têm um setor dedicado a avaliar o comportamento dos clientes e as tendências de mercado.


O objetivo disso é se antecipar às demandas e novidades, ampliando as condições de competitividade da organização.


A boa notícia é que esse não é um processo restrito às grandes corporações.


Pelo contrário: já existem micro, pequenas e médias empresas realizando estudos voltados para a identificação de tendências apresentadas pela concorrência.


Quer saber mais a respeito do assunto? Continue a leitura!


O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?




O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?

Já dizia uma antiga propaganda de uma famosa marca de pneus que “potência não é nada sem controle”.

A inteligência de mercado segue, de certo modo, pelo mesmo princípio.


Afinal, ela trata de todas as atividades pelas quais uma empresa ou organização se coloca em condições de ter melhores resultados com os recursos disponíveis.


Uma outra definição para esse termo vem de uma das principais entidades do setor produtivo no Brasil, o Sebrae.


De acordo com essa importante entidade, a inteligência competitiva nada mais é do que se antecipar às exigências do mercado.


Portanto, uma empresa que orienta suas estratégias de forma inteligente consegue controlar o seu potencial enquanto se protege das ameaças externas ou internas.


Quando ela age dessa maneira, tende a ser surpreendida com menos frequência e, assim, os bons resultados passam a ser frequentes.


POR QUE INVESTIR EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?


Seja qual for o seu nicho de atuação, uma coisa é certa: hoje, o ritmo das mudanças no mercado é veloz demais para correr o risco de se acomodar.


O roteiro nem chega a ser novo, na verdade.


Uma empresa se destaca em seu segmento, passa a ser referência em sua área e, de repente, ela some.

Quem não lembra, afinal, de ex-gigantes como Kodak, Remington, Nokia e mais tantas que, de uma hora para outra, deixaram de ser protagonistas?


Evitar a perigosa zona de conforto é, provavelmente, o maior motivo para que uma empresa invista permanentemente em inteligência do mercado.


Não só porque os concorrentes se movimentam o tempo todo, mas porque o próprio cliente exige das marcas que ela escolha uma postura voltada à inovação.


Não por acaso, esse novo perfil passou a ser conhecido como omnishopper, ou seja, o consumidor que compra, consome e se relaciona por todos os canais disponíveis.


O QUE É UMA VANTAGEM COMPETITIVA?


Uma abordagem de negócios pautada por estratégias inteligentes colocam uma empresa em condições de performar melhor de acordo com seus próprios limites.


Sendo assim, ela também pode ganhar posições de destaque no mercado, o que a leva a superar seus concorrentes.


Nesse momento em que o contexto é favorável, o negócio assume a condição de vantagem competitiva.

Nela, o mercado da concorrência encolhe e sua capacidade de “contra-atacar” passa a ser reduzida.


Se na sua empresa a competitividade não está em pauta, talvez seja hora de rever suas estratégias.


Afinal, de acordo com a pesquisa FIA Employee Experience 2020 (FEEx), na maior parte das companhias, prevalece a cultura da competição, com 27%.


O levantamento foi feito com 150 mil profissionais de mais de 300 empresas em todo o Brasil.

Então, qual é a sua posição?


INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X BENCHMARKING


Benchmarking é o conjunto de ações coordenadas em que uma empresa se orienta a partir de experiências que deram certo ou fracassaram em negócios do mesmo segmento.


Por isso, o trabalho de inteligência competitiva não pode ser comparado com o benchmarking.


Afinal, nesse último, empresas trocam informações sobre seus processos e produtos de modo a buscar soluções com base no que o concorrente faz.


Já o profissional de inteligência de mercado atua buscando informações que ainda não estão explícitas no mercado e não foram totalmente aplicadas pela concorrência.


Trata-se de um modelo preditivo de gestão, por meio do auto aprendizado, para aperfeiçoar a estratégia corporativa.


INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X BUSINESS INTELLIGENCE



INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X BUSINESS INTELLIGENCE

Enquanto a inteligência competitiva é voltada para o profissional, o Business Intelligence está ligado ao negócio.


O BI é fundamental para gestores e organizações no processo de definição de estratégias, correção dos planejamentos e avaliação constante do sucesso do negócio.


As ferramentas de BI estão ligadas à coleta, organização, análise e compartilhamento de dados de sistemas, com foco na integração do negócio como um todo. 


O Business Intelligence garante decisões mais seguras e ações direcionadas para a obtenção de resultados sólidos.


Uma das melhores ferramentas de BI do mercado é a Tableau, você pode baixar a versão trial gratuitamente com a FiveActs.




baixar a versão trial gratuitamente com a FiveActs.


BENEFÍCIOS DA IC NA ANÁLISE SWOT


Uma das formas mais eficazes de se definir um planejamento organizacional é a partir da realização da Análise SWOT, sigla que significa:


  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças).


Por essa análise, a empresa realiza um estudo das suas forças e fraquezas internas, contrastando-as com oportunidades e ameaças do mercado.


A partir dos resultados, os gestores podem definir uma atuação mais focada em investimentos ou se esperam por um contexto externo mais favorável.


Um bom trabalho de inteligência do mercado torna a Análise SWOT muito mais eficiente, especialmente no que diz respeito às informações do mercado.


Afinal, o resultado desse processo trará as principais tendências do segmento no qual a empresa atua.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao utilizar ferramentas que permitam à gestão enxergar mais longe.

Mais uma vez, um bom exemplo de recurso é o Tableau, software líder de mercado há oito anos consecutivos.


Ele foi desenvolvido para empresas que desejam entender o segmento em que estão inseridas e suas próprias limitações para, a partir disso, performar melhor.


QUAL É A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA DO MERCADO?



Qual a relação entre a inteligência do mercado e inovação?


A maior complexidade em mapear o perfil do consumidor, cada vez mais omnichannel, tem relação com um outro conceito recente: o VUCA World (Mundo VUCA, em português).


Essa é uma expressão que tem origem na Escola de Guerra Norte-Americana, cujo significado é:

  • Volatility: tudo muda o tempo todo, ou seja, estamos em um universo volátil
  • Uncertainty: se a volatilidade é a regra, então, não há certezas: todos devem estar em permanente movimento
  • Complexity: as relações de trabalho hoje não são mais tão simples de se entender, assim como as dinâmicas do mercado. Portanto, é necessário lidar com a complexidade
  • Ambiguity: em alguns casos, há situações e contextos ambíguos, isto é, com potencial para gerar ao mesmo tempo oportunidades e problemas.


Por tudo isso, hoje, é preciso inovar, como um dia foi preciso navegar.


Quem ficar parado pode ver rapidamente seus resultados virarem pó e todo o esforço de construção de uma imagem pode ir pelos ares.


É só recordar dos casos das empresas já destacadas, como Kodak, Remington e Nokia, para perceber que essa não é uma ideia exagerada.


ONDE BUSCAR AS INFORMAÇÕES?


Com a democratização da internet, o trabalho de inteligência de mercado ficou muito mais facilitado e com resultados mais próximos da realidade.


O profissional ou a equipe responsável pela análise pode ir atrás de informações que estão em toda parte: junto a clientes, representantes, fornecedores ou concorrentes.


Os encarregados pela pesquisa devem saber ler e interpretar os dados obtidos, para que a direção da empresa tenha base para tomar decisões.


Por outro lado, não basta apenas contar com os melhores profissionais.


Isso porque a democratização do acesso à internet nivelou de certa forma as chances das empresas para se destacar em seus mercados.


Logo, as possibilidades que você tem, provavelmente, também estão disponíveis para o seu concorrente.

Sendo assim, a abordagem focada em inteligência competitiva deve envolver todos os processos que antecedem a tomada de decisão, especialmente o de coleta de dados para posterior tratamento.


Os dados estão aí, nas redes sociais, nos bancos de dados públicos, nas pesquisas de mercado e em muitos outros formatos, só esperando para serem “fisgados” e transformados em informação útil.


PERFIL PROFISSIONAL


inteligencia-competitiva-perfil-profissional


Embora as grandes empresas tenham setores voltados exclusivamente para a inteligência competitiva, isso não impede que todas as áreas da organização estejam atentas às tendências, principalmente àquelas ligadas à atividade específica dos seus profissionais.


Por isso mesmo, o perfil dos colaboradores desejado pelas organizações mudou.


A capacidade técnica continua a ser um diferencial.


No entanto, as pessoas antenadas, que gostam de ler e que conhecem muito do mercado no qual atuam, estão saindo na frente nos processos seletivos

Outro aspecto em alta é o relacional, que envolve a capacidade de um indivíduo se relacionar bem e, assim, extrair o melhor daqueles que o cerca.


EXEMPLOS DE COMO A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA PODE SER USADA NAS EMPRESAS


Nada é mais educativo do que o exemplo, não é mesmo?


É por essa razão que a inteligência do mercado vem se mostrando uma boa estratégia para se destacar nesse mundo em permanente movimento e que exige a capacidade de inovar.


Suas ações podem começar pela simples identificação do que realmente importa para sua empresa.

Ela precisa melhorar na parte de inovação? Quem sabe uma mudança na própria cultura organizacional seja um bom começo?


São questões que podem servir como pontapé inicial para que seu negócio se posicione não mais na base do “deixa a vida levar”, mas de forma estratégica, pensada e calculada.


Um bom exemplo nesse aspecto vem de uma empresa 100% brasileira, a Havaianas.


Ela começou com um trabalho intensivo de branding, no qual a marca passou a se mostrar no mercado não mais como um produto de baixo valor agregado.


Assim, ela passou a ser um símbolo de juventude, descontração e de qualidade de vida.


COMO APLICAR A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA PRÁTICA?


Cada caso é um caso e, certamente, o sucesso de uma empresa não garante que, se a sua receita for replicada, outras conseguirão os mesmos resultados.


Essa é uma razão que reforça ainda mais a necessidade de investir em soluções analíticas que permitam coletar e tratar dados conforme a sua realidade.


Se, na sua empresa, não existe uma cultura data driven, ou seja, orientada por dados, um recurso indicado é o DataRobot.


Essa é uma ferramenta disponibilizada pela FiveActs, cujo principal objetivo é levar o machine learning para todos.


É a inteligência do mercado ao alcance do seu negócio, mesmo que você não seja um especialista em programação ou análises estatísticas.


Precisa de um suporte maior?


Sem problemas, pois a FiveActs pode ajudar você com treinamentos, consultoria, implementação de ferramentas, criação de dashboards e muito mais!


CONCLUSÃO


O conceito de inteligência competitiva pode, em alguns casos, ser confundido com o de business intelligence.


Nesse sentido, a diferença está na dimensão que cada uma ocupa em uma estratégia de negócios.

Enquanto a IC é uma capacidade desejada para orientar a formação de ações estratégicas, o BI é um achievement, ou seja, um conjunto de saberes que só se desenvolve com o tempo.


E na sua empresa, a inteligência competitiva faz parte das rotinas ou você acha que precisa melhorar nesse aspecto?


Seja qual for a sua necessidade, pode ter certeza de que a FiveActs tem a solução analítica que casa com o seu negócio e a expertise necessária para colocar em prática.


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Por Equipe de especialistas Five Acts 16 de agosto de 2024
Introdução Em um mundo onde as decisões orientadas por dados são importantes para o sucesso do negócio, a consistência e a governança das métricas empresariais se tornam essenciais. Porém, com o crescente volume de informações que são gerados a todo momento, realizar um bom gerenciamento de dados tornou-se bastante desafiador. Deste modo, o Unity Catalog Metrics, da Databricks, surge como uma solução robusta que permite às equipes de dados definirem e utilizarem métricas empresariais de forma consistente em toda a organização, podendo ter uma visualização clara e de ponta a ponta de todos os seus dados. Assim, este artigo busca esclarecer como o Unity Catalog Metrics possibilita essas definições consistentes, promovendo decisões de negócios mais informadas e eficazes. O que é o Unity Catalog Metrics? O Unity Catalog Metrics é uma funcionalidade dentro do Unity Catalog da Databricks, projetada para fornecer um sistema de governança de dados que unifica a forma como as métricas empresariais são definidas, gerenciadas e acessadas. Ele permite que as empresas estabeleçam uma única fonte de verdade para suas métricas, garantindo que todos os usuários e aplicações utilizem as mesmas definições e cálculos para tomar decisões de negócios. Principais Funcionalidades 1. Definições Consistentes de Métricas : O Unity Catalog Metrics assegura que todas as métricas empresariais sejam definidas de maneira uniforme. Isso é alcançado por meio da centralização das definições de métricas em um catálogo governado, onde as regras de cálculo e os critérios de medição são claramente especificados e padronizados. 2. Governança de Dados : Com controles de acesso baseados em funções (RBAC) e trilhas de auditoria detalhadas, o Unity Catalog Metrics proporciona um ambiente seguro e auditável para a definição e uso de métricas. Isso ajuda a evitar discrepâncias e promove a conformidade com regulamentações e políticas internas. 3. Integração com Ferramentas de BI e Análise : A integração nativa com diversas ferramentas de Business Intelligence (BI) e plataformas analíticas permite que as métricas sejam facilmente acessadas e utilizadas por diferentes equipes, garantindo que todos os insights derivem das mesmas bases de dados e cálculos. 4. Gerenciamento Centralizado de Metadados e Usuários: Antes do Unity Catalog, cada workspace do Databricks utilizava um metastore Hive separado, o que exigia sincronização manual de metadados, levando a inconsistências. O Unity Catalog unifica metadados entre workspaces, armazenando-os no nível da conta, permitindo uma visão consistente de usuários e grupos e facilitando a colaboração.
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No mundo financeiro, a busca por eficiência e precisão tem sido incansável. Processos fiscais, contábeis, de auditoria e FP&A (Planejamento e Análise Financeira) exigem não apenas precisão, mas também rapidez e adaptabilidade. Neste cenário, o Alteryx surge como uma solução que oferece uma plataforma de automação e análise de dados com o objetivo de transformar a maneira como os departamentos financeiros operam. Neste artigo, exploramos como o Alteryx pode impactar seu setor financeiro, detalhando os benefícios e explicações técnicas associadas. Setor Fiscal Entenda como simplificar a previsão e tomada de decisões estratégicas A previsão fiscal e a tomada de decisões estratégicas são cruciais para a saúde financeira de uma empresa. Com o Alteryx, é possível simplificar esses processos utilizando suas poderosas ferramentas de automação e análise de dados. 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Auditoria Reduza custos, crie testes e validações de ponta a ponta A auditoria pode ser um processo demorado e custoso. O Alteryx transforma essa realidade ao automatizar testes e validações de ponta a ponta. Utilizando suas ferramentas de análise e visualização de dados, o Alteryx permite identificar anomalias e padrões suspeitos com rapidez. Isso não só reduz os custos operacionais, mas também aumenta a precisão e a confiança nos processos de auditoria. Contabilidade Automatize o fechamento do mês, lançamento contábil e consolidação A contabilidade é uma área que se beneficia enormemente da automação. O Alteryx oferece soluções para automatizar o fechamento do mês, o lançamento contábil e a consolidação. Isso inclui a automação da reconciliação de contas e a eliminação de tarefas manuais, resultando em processos mais rápidos e menos propensos a erros. 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Por Equipe de especialistas Five Acts 18 de julho de 2024
O Databricks Mosaic AI Model Serving é uma plataforma que permite aos usuários criar, treinar e implementar modelos de inteligência artificial personalizados, utilizando dados específicos de sua organização. Ele se integra com outras ferramentas da Databricks, como o Databricks Lakehouse Platform, para facilitar a análise de dados e a geração de insights avançados. Deste modo, esta ferramenta representa um avanço significativo na integração de LLMs em fluxos de trabalho analíticos, prometendo transformar a maneira como os analistas de dados e profissionais de BI interagem com a inteligência artificial e oferecendo uma abordagem sem código, que torna a tecnologia avançada acessível e eficaz. O que é o Mosaic AI Model Serving? O Mosaic AI Model Serving fornece uma interface unificada para implantar, controlar e consultar modelos de AI. Cada modelo servido está disponível como uma API REST que pode ser integrada ao seu aplicativo da Web ou cliente. O serviço oferece alta disponibilidade e baixa latência para modelos implantados, ajustando-se automaticamente à demanda, economizando custos de infraestrutura e otimizando o desempenho. Essa funcionalidade utiliza computação serverless. A plataforma oferece suporte para: Modelos personalizados: Pacotes de modelos Python no formato MLflow, que podem ser cadastrados no Unity Catalog ou no workspace do registro de modelo. Exemplos incluem Scikit-Learn, XGBoost, PyTorch e Hugging Face. Modelos de última geração: Modelos básicos selecionados que suportam inferência otimizada, como Llama-2-70B-chat e Mistral-7B, disponíveis para uso imediato. Modelos externos: Modelos de IA generativos hospedados fora da Databricks, como GPT-4 da OpenAI e Claude da Anthropic. O que são LLMs? Large Language Models (LLMs) são modelos de inteligência artificial treinados em grandes quantidades de dados textuais para entender, gerar e responder a texto de maneira semelhante à humana. Eles são capazes de realizar uma variedade de tarefas de processamento de linguagem natural (NLP), como tradução de idiomas, resumo de textos, resposta a perguntas e geração de texto. Integração Eficiente de LLMs Embora os LLMs ofereçam respostas rápidas e precisas a perguntas específicas, seu verdadeiro valor é realizado quando integrados aos processos de ponta a ponta. O Databricks Model Serving facilita essa integração, permitindo que respostas geradas por LLMs alimentem fluxos de trabalho contínuos no Databricks Lakehouse Platform e aplicativos de IA em tempo real. Aplicações de IA na Prática As capacidades desta solução são vastas, englobando três principais áreas de aplicação: Mineração de Texto: Estruturação de informações não estruturadas para acelerar a obtenção de insights a partir de grandes volumes de dados. Exemplos incluem a classificação e o resumo de textos. Geração de Conteúdo: Criação de novos conteúdos a partir de dados existentes, como a elaboração de e-mails comerciais, apresentações de PowerPoint e até mesmo código de programação. Recuperação de Informações: Extração e reorganização de informações de múltiplas fontes para facilitar o consumo e a tomada de decisão. Exemplos incluem a pesquisa em documentos e a criação de relatórios detalhados. Facilitação do Processo Analítico O Databricks Model Serving é mais do que uma interface de chat. Ele oferece uma integração profunda com o Databricks Lakehouse Platform, abrangendo desde a preparação de dados até a validação de respostas e tarefas específicas de casos de uso. Essa integração proporciona uma navegação intuitiva e sem código através do complexo cenário da IA generativa. Escolhendo o LLM Certo Um dos principais desafios na utilização de LLMs é selecionar o modelo adequado para cada tarefa. O Databricks Model Serving simplifica esse processo com uma estrutura de avaliação que considera tamanho, velocidade e custo, além de fornecer métricas de desempenho líderes do setor. Personalização com Dados Proprietários O desempenho dos LLMs pode ser significativamente aprimorado com a incorporação de dados proprietários. O Databricks Model Serving oferece várias formas de fazer isso: Ajuste Fino do Modelo: Para um controle detalhado sobre o desempenho do modelo. Geração de Aumento de Recuperação (RAG): Para adicionar conhecimento externo e reduzir a alucinação. Segurança e Privacidade de Dados A segurança é uma prioridade no Databricks Model Serving. A ferramenta permite que os LLMs sejam hospedados em ambientes de dados privados, garantindo que as interações e dados permaneçam seguros dentro da organização. Isso proporciona controle total e aderência às políticas de governança de dados. Benefícios e Vantagens Interface unificada: Gerencie todos os modelos em um único local e consulte-os com uma única API, simplificando o processo de experimentação, personalização e implantação. Personalização segura: Integração com o Databricks repositório de recursos e Mosaic AI Vector Search, permitindo ajuste fino com dados proprietários. Governança e monitoramento: Gerencie centralmente todos os endpoints do modelo, definindo permissões e monitorando a qualidade. Redução de custos: Otimizações garantem a melhor taxa de transferência e latência, ajustando-se automaticamente à demanda. Alta disponibilidade e segurança: Suporta mais de 25 mil consultas por segundo com latência de menos de 50 ms, protegendo dados com múltiplas camadas de segurança. Conclusão O Databricks Model Serving é uma ferramenta que capacita analistas a alavancar o poder dos LLMs de maneira eficiente e segura. Com sua abordagem sem código e integração perfeita com o Databricks Lakehouse Platform, ele transforma processos analíticos, impulsionando a automação e a tomada de decisões rápidas e informadas. A Five Acts já está conduzindo seus clientes nessa jornada de inovação, pronta para se adequar a essa tendência do mercado que promete transformar o futuro das análises de dados nos próximos anos. Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar sua empresa a tratar os dados como um diferencial estratégico.
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