Em mercados cada vez mais competitivos, o planejamento estratégico ganhou um novo significado, passando de diferencial para necessidade. Nesse sentido, tomar decisões pautadas em Big Data realmente pode fazer a diferença.
Não somente para tomar decisões mais acertadas, a presença de Big Data em corporações permite que líderes entendam melhor o seu público-alvo e evitem desperdícios de recursos em estratégias pouco promissoras.
Sendo assim, a Five Acts, como uma empresa especialista em preparação de dados, visualização de dados e machine learning, decidiu trazer esse assunto à tona.
Nosso intuito é explicar o conceito de Big Data, como organizações podem se beneficiar com essa abordagem e o que aparece no horizonte quando falamos sobre o uso de dados no processo de tomadas de decisões.
Acreditamos que a informação é a chave para o sucesso e esse artigo irá mostrar o porquê de pensarmos assim.
Boa leitura!
Quando falamos da prática de coletar altos volumes de informações, provenientes de diversas fontes, tanto estruturadas quanto não estruturadas, processá-las e torná-las disponíveis àqueles que podem e devem ter acesso, estamos nos referindo ao conceito de Big Data.
O objetivo central deste trabalho com os dados é permitir, por exemplo, que pessoas identifiquem tendências e padrões no comportamento de diversos agentes, como os consumidores ou o próprio mercado e tirem conclusões que possam beneficiar o seu negócio.
Esse entendimento permite que corporações tomem decisões mais acertadas, permitindo o crescimento do modelo de negócio, bem como a melhora de questões operacionais.
Alguns dos maiores pontos de atenção quando colocamos Big Data sob perspectiva são a qualidade, governança e segurança das informações.
Como os dados são oriundos de diversas origens, é preciso garantir que as informações são confiáveis, estão atualizadas e estão protegidas contra qualquer ator que possa causar danos à companhia.
Sendo assim, para que uma estratégia de dados baseada em Big Data tenha sucesso, a companhia precisa considerar o volume, a variedade, a integridade e a validade das informações.
Somente dessa forma os dados serão aliados nas tomadas de decisões relacionadas com consumidores e colaboradores, promovendo uma verdadeira mudança na execução de tarefas e uma melhora contínua na entrega de produtos e serviços.
Agora que sabemos qual é o conceito de Big Data, precisamos conhecer quais são as novas tendências para esse segmento.
Por isso, a partir de agora, vamos mergulhar em cada uma delas.
Como mencionamos anteriormente, os dados podem ter muitas origens, sendo elas provenientes de sistemas transacionais (ERP, CRM, etc) ou de interações em redes sociais, cookies, e etc.
Nesse contexto, a integração é fundamental. Para citar um exemplo de sua importância, basta olharmos para o tempo que poderíamos perder ao procurar por uma informação que precisamos no momento.
Em vez de pesquisar em todos os bancos de dados separadamente, podemos executar a pesquisa em uma plataforma integrada, agilizando o processo e reduzindo, ou mesmo mitigando, as chances de equívocos.
Além da conveniência e praticidade, a integração também aumenta a segurança da informação, ajudando na implementação de uma política de governança de dados e LGPD em uma corporação, especialmente quando olhamos para o e-commerce.
Por fim, a integração em Big Data é crucial para melhorar processos internos e essa melhoria, indubitavelmente, será sentida no melhor atendimento ao consumidor final.
Tendo como maior referência as respostas dos consumidores em interações com a marca, otimizar as campanhas de marketing é altamente indicada para empresas que querem fidelizar seus consumidores.
Por meio da segmentação da audiência e melhor entendimento do perfil do consumidor, quando Big Data é combinado com marketing, teremos mais sucesso na atração de leads, em vendas cruzadas (Cross-Sell e Up-Sell) e engajamento com a marca.
A automação da cibersegurança é um grande acerto das corporações, uma vez que elas se tornam muito mais ágeis ao detectar e neutralizar um ataque.
Além disso, graças ao Machine Learning, sistemas de segurança são capazes de agir de forma autônoma antes mesmo de uma invasão nociva acontecer.
A análise de diversos dados coletados pode potencializar a detecção de riscos e melhorar a identificação de vulnerabilidades aumentando o desempenho da companhia na prevenção de ataques que são nocivos não apenas à corporação, mas para todos os seus stakeholders.
Em termos de LGPD, Compliance e competitividade esse cuidado é primordial.
O uso de informações e algoritmos também ajuda companhias a identificar padrões e tendências estatísticas ao levar em consideração dados históricos sobre como entender o comportamento do consumidor ou momento do mercado.
Dessa forma, as empresas conseguem avaliar a probabilidade de um evento acontecer ou não, evitando o engajamento em estratégias com pouco potencial de retorno ou mostrando aquelas que podem ter alta aderência em um público-alvo.
Portanto, as análises preditivas são uma das maiores manifestações e tendências em Big Data ou estratégias em BI (Business Analytics), dando vantagem competitiva para as empresas que as adotarem, já que são altamente dependentes de dados.
Os dados também ajudam a empresa a ganhar eficiência. Por exemplo, no varejo, a abordagem Big Data pode ser aplicada na gestão de estoques.
No setor de saúde, é útil no controle e gerenciamento de insumos e distribuição de remédios.
No setor financeiro, por sua vez, ajuda a manter o controle na rentabilidade de carteiras de investimento e cotações em preços de commodities, que precisam estar constantemente atualizadas.
Esses são apenas alguns exemplos de como as empresas ganham eficiência com Big Data.
Anteriormente, falamos em Inteligência Artificial e integração de plataformas de dados. Tudo isso pode ser facilitado quando há migração de dados para a nuvem.
Também conhecido como Cloud Data Services, essa tecnologia é responsável por promover a otimização na coleta e armazenagem segura de dados, processamento bem como na ampla visualização dessas informações.
A migração para a nuvem é ideal para empresas que querem uniformizar várias fontes de dados e hospedar essas informações em um único lugar.
Como os principais provedores de serviços Cloud possuem uma ampla gama de serviços relacionados a armazenamento, processamento e segurança de dados, os gestores ganham mais flexibilidade, agilidade e transparência ao administrar seus negócios.
Não é à toa que especialistas afirmam que dados são o novo petróleo. Basta olhar para todas essas tendências! A inovação Big Data está aí para provar essa afirmação.
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