A sua empresa faz uso de alguma delas?
Bem, se quiser saber um pouco mais sobre as ferramentas de analytics, aproveite o conteúdo deste artigo para entender como elas podem te ajudar. Confira!
O BI ajuda a coletar, organizar e analisar dados brutos para transformá-los em informações por meio de softwares. Dessa forma, o Business Intelligence une metodologias, processos e tecnologias de informação para melhorar a gestão das saídas informacionais.
Além disso, essas ferramentas ajudam as empresas a reunir aspectos úteis para organização e gestão, além de agregar soluções tecnológicas para melhores resultados.
Assim, o BI contribui para que o negócio seja conhecido com maior profundidade, com análise mais rápidas e pontuais, para melhorar o processo de decisões, facilitar o acesso e compartilhamento de informações, entregar dados corretos e identificar perdas de informações na organização, por exemplo.
Melhorar as tomadas de decisões é uma das principais vantagens do Business Intelligence. Isso porque ele deixa todo o processo mais ágil e entrega informações de maior qualidade.
Além disso, as operações ficam potencializadas, bem como os processos são otimizados. Isso acontece por causa da facilidade de visualização de dados pelos relatórios e análises.
Dessa forma, o BI auxilia a atender demandas com rapidez, controlar previsões de vendas e medir a eficiência das soluções. Também ajuda na descoberta de oportunidades, a criar um planejamento seguro e identificar custos operacionais que não precisavam existir. Assim, ajuda a manter boa relação entre empresa, fornecedores e clientes.
Cada público possui suas preferências que são refletidas em seus comportamentos. Nesse caso, a maneira com que cada parcela da sociedade interage nas redes sociais, como navegam em sites ou lojas virtuais e os pedidos que fazem às empresas são informações preciosas para as empresas.
Nesse caso, saber como capturar e analisar essas informações ajuda os negócios a compreenderem as preferências e exigências do seu público.
Dessa forma, quando o negócio conhece com quem ele conversa, pode desenvolver estratégias com maior precisão, conquistar mais leads e aumentar as conversões, por exemplo.
Uma boa análise de dados também permite descobrir as páginas mais visitadas e produtos mais desejados, para personalizar ainda mais a experiência do público. O BI auxilia a identificar padrões traçando o perfil dos possíveis consumidores, com dados sobre suas necessidades.
As ferramentas de BI conseguem explorar informações sobre diferentes setores de um segmento. Dessa forma, os resultados podem ser analisados separadamente, permitindo que cada setor tenha soluções adequadas para suas realidades.
Assim, informações sobre o comportamento de consumidores e sobre atendimento podem ser reaproveitadas em vários setores. E o BI consegue insights que podem ser valiosos em vários deles, além de serem analisadas sob diversas óticas.
Utilizar boas ferramentas de Business Intelligence ajuda a conseguir os melhores insights, com relatórios detalhados e ter um trabalho de inteligência contínuo e certeiro. Por isso, é importante escolher um bom software a ser utilizado pela empresa.
Veja abaixo as cinco melhores ferramentas de analytics no mercado e um pouco mais sobre cada uma delas
Esse software foi criado para dar autonomia para a equipe de marketing. O Tableau é fácil de ser utilizado e tem foco na captação de dados de forma simplificada para visualização e análise. Além disso, o fluxo pode ser compartilhado. Por isso, o software é dinâmico e possui análises e insights detalhados.
Para isso, o Tableau traz várias integrações para captação de dados de fontes importantes, como Oracle, MySQL, Excel e Analytics, por exemplo.
Além disso, a ferramenta é gratuita para uso pessoal, possui dashboards de fácil uso, interface intuitiva para o usuário e análise ágil e simples, com feedback da plataforma.
O Alteryx possui Analytic Process Automation (APA), o que facilita o compartilhamento de informações por todas as pessoas da empresa. Além disso, a plataforma também permite a automatização de processos e transforma dados em resultados.
Tudo isso permite uma maior democratização dos dados e análises dentro das organizações. Ou seja, as informações ficam disponíveis para todos da empresa, diminuindo o tempo gasto na coleta e preparo, e também integrando a análise para criar resultados.
Dessa forma, processos que seriam manuais tornam-se automatizados, como os dos setores da logística e da ciência de dados.
Com o Alteryx, é possível criar fluxos de trabalho repetíveis para automatizar os processos. A plataforma é sem código e code-friendly, flexível e com escalonamento da análise se convertendo em desempenho, colaboração e governança de forma segura.
A DataRobot é uma empresa de machine learning automatizada. Trata-se de uma plataforma de aprendizado baseada na nuvem que ajuda empresas a escalarem recursos de ciência de dados ao implantar modelos de aprendizado de máquina e criação de aplicativos de inteligência artificial avançados.
Para isso, as empresas utilizam o DataRobot para capacitar equipes com o objetivo de construir e implementar com rapidez modelos de aprendizado de máquina. A sua biblioteca conta com centenas dos mais poderosos algoritmos de aprendizado.
A decisão sobre a ferramenta de Business Analytics certa depende das necessidades e particularidades de cada empresa, Afinal, cada negócio possui sua particularidade, o que exigirá um nível de personalização para a ferramenta escolhida conseguir abraçar as exigências do negócio.
Se quiser saber como utilizar todo o potencial da sua empresa, conheça soluções de BI/Analytics desenhadas para atender a todos os negócios. Mude o seu negócio de patamar.