A sua empresa trabalha com diferentes tipos de benchmarking? Bem, independente do segmento de atuação dela, é bastante comum que gestores desejem saber o status da performance da empresa no mercado e quais melhorias precisam ser realizadas em seus produtos, serviços e processos para alcançar melhores resultados para aumentar a produtividade e competitividade.
Para isso, ela precisa fazer o monitoramento do mercado, utilizar métodos de pesquisa que encontrem pontos de referência, assim como a ajude a obter análises comparativas entre ela e outras empresas para avaliar seu desempenho.
Este processo de monitoramento e pesquisa é o benchmarking, uma metodologia para análise comparativa de mercado, feita entre empresas e que permite que elas identifiquem as melhores práticas da concorrência com o objetivo de melhorar resultados. E para cada necessidade há um tipo de benchmarking diferente.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre cada um dos tipos de benchmarking e como eles podem ajudar a sua organização a crescer estrategicamente. Confira!
A proposta principal dos tipos de benchmarking é promover desenvolvimento e melhorias contínuas na oferta de produtos e serviços. De forma geral, eles podem ser aplicado para:
A importância do benchmarking está no fato dele permitir que empresas repensem processos, produtos e serviços, definam uma forma de adequá-los, inová-los para implantar novas soluções e estratégias. Além disso, permite que elas:
Apesar dos excelentes resultados alcançados através do benchmarking, é importante ressaltar que nem sempre o que a concorrência pratica é adequado à sua realidade.
Fazer benchmarking é uma excelente oportunidade para identificar o que impacta na performance da empresa, corrigir erros, traçar planos, definir métricas, metas e inovar.
Quando realizado da forma adequada, traz inúmeras vantagens e benefícios para a empresa e garante resultados cada vez melhores, como vimos anteriormente.
Por isso, para cada necessidade, existe um tipo de benchmarking diferente que vai auxiliar a empresa de forma customizada.
É um dos tipos de benchmarking mais praticado e de aplicação mais fácil. As análises são feitas dentro da própria organização usando o desempenho interno de vários setores como parâmetro de comparação. Pode ser usado como um primeiro passo para que o benchmarking externo seja realizado com mais precisão.
Ao analisar dois setores diferentes com resultados diferentes, é possível levantar informações sobre melhores práticas que podem ser replicadas em outros setores.
Vantagens:
Riscos e desafios
É considerado o mais utilizado, pois envolve comparação direta entre empresas do mesmo segmento, os famosos concorrentes diretos. Nesse caso, as análises em relação aos que disputam pelo mesmo mercado, envolvem estudos sobre processos, posicionamento de produtos e serviços.
É comum usar dados oficiais sobre faturamento e crescimento, e análises diretas de produtos e serviços.
Vantagens:
Riscos e desafios
Aqui, geralmente, os comparativos são feitos entre empresas que não são concorrentes diretos. Ele é focado em práticas comuns a todas as organizações, como a gestão financeira, logística ou controle de estoque.
Mas pode envolver alguns concorrentes indiretos, se assim achar necessário
Vantagens:
Desafios:
Neste tipo de benchmarking o processo comparativo é mais amplo, e as empresas envolvidas podem ou não serem do mesmo segmento. Assim, o foco aqui não está em análise de produtos e serviços, mas em encontrar pontos de melhoria e inovação a partir da análise de processos semelhantes.
Um exemplo pode ser a área de sucesso do cliente ou um processo de atendimento, como uma venda, desde a chegada do pedido até a entrega final.
Vantagem
Desafio
A realização de um benchmarking demanda a observação de alguns princípios éticos e o alcance de bons resultados depende disso. Conheça alguns deles.
A proposta do benchmarking não é prejudicar a concorrência, mas estudá-la para promover aprendizado e desenvolvimento para a organização. Por isso, é necessário garantir a confidencialidade e o sigilo dos dados recebidos.
Princípios como honestidade, parceria e colaboratividade são fundamentais. Por isso, fornecer dados equivalentes aos que foram recebidos é sempre válido e promove bons relacionamentos e parcerias.
É indispensável que informações obtidas durante o processo sejam válidas e colhidas de maneira legal. É importante ficar atento à veracidade das informações, já que algumas empresas podem não ser tão transparentes ao fornecê-las.
Além disso, ressaltamos a importância da LGPD e a proteção dos dados recebidos, sejam eles de outras empresas ou dos usuários.
É importante que seja feita uma seleção antecipada e cuidadosa dos profissionais que estarão em contato no repasse de informações. Isso garante maior sigilo e que os dados sejam coletados de forma ética e profissional.
Algumas perguntas devem ser levantadas antecipadamente para garantir que as informações necessárias sejam coletadas.É importante deixar claro porque uma determinada informação está sendo coletada e como ela será usada.
Investir em benchmarking e inteligência competitiva pode trazer excelentes resultados para uma organização. Para isso, ela precisa obter insights e respostas que permitam um processo decisório mais inteligente e estratégico.
Isso pode ser alcançado através de ferramentas e soluções inovadoras que garantirão que o processamento das informações seja feito de forma mais robusta, segura, rápida e assertiva.
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