Ainda pouco conhecido no Brasil, o Big Data é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais valorizada no mundo inteiro. Muitas instituições a utilizam para ganhar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, traçando estratégias bem definidas que definem o sucesso de suas ações.
Quer saber como a sua empresa pode conseguir esses resultados? Continue a leitura e entenda porque o Big Data pode ser a chave para o crescimento do seu negócio:
Segundo uma pesquisa do Techradar, até 2024 os servidores empresariais processarão um total de dados equivalente a uma pilha de livros de cerca de 4,5 anos luz. Você consegue imaginar esse número? Provavelmente não, pois ele equivale a uma distância que ultrapassaria a Via Láctea! E, é claro, nenhum ser humano conseguiria catalogar e interpretar essa quantidade de informações.
É nesse cenário que surge o conceito de Big Data, que se propõe a organizar e disponibilizar o uso de um grande volume de dados. A partir dessa definição, temos o Big Data Analytics, que seria justamente a análise dessas informações para encontrar padrões que sugerem novas tendências.
Com um sistema Big Data, basta haver um simples registro de blog, call centers, serviços de streaming, textos de redes sociais ou outras fontes para que a sua empresa encontre um mercado para agir.
No entanto, para que as suas estratégias alcancem os resultados esperados, todos os seus colaboradores precisam estar engajados e familiarizados com a ideia de operar um sistema de alta tecnologia para receber e levar esses dados a outros já adquiridos.
Se há alguns anos os estatísticos exerciam uma função parecida a partir da coleta de informações, atualmente é o cientista de dados que exerce essa função. Ele é o encarregado de extrair os dados, compreendê-los e traduzi-los de uma maneira que faça sentido para o seu negócio – ou seja, que possa ser aplicado visando algum retorno.
Segundo o vice-presidente de melhores práticas do SAS, Jill Dyche, a tecnologia acordou os executivos: agora, eles veem uma oportunidade de combinar a infraestrutura empresarial com uma plataforma de Big Data. Dessa maneira, as organizações podem acelerar os processos mais complexos utilizando as soluções oferecidas pelo sistema SAS.
Vamos a um exemplo prático: a partir das informações coletadas e decodificadas pelo cientista de dados, um analista de marketing pode entender mais a fundo o seu público e oferecer produtos personalizados para cada nicho. Esqueça as simples segmentações baseadas apenas em informações geográficas e demográficas distribuídas em planilhas complexas. Agora, você será capaz de entender os quesitos psicográficos e comportamentais de uma forma muito mais simples.
Um bom exemplo para ilustrar essa facilidade é a pré criação da série House Of Cards. Antes de pensar em escrevê-la, a Netflix contratou um serviço de Big Data para entender os interesses de um nicho dos seus clientes, chegando a um resultado que foi um verdadeiro sucesso de público.
A empresa entendeu que muitos desse grupo adoravam os trabalhos do diretor David Fincher, do ator Kevin Spacey e da versão britânica de House Of Cards – que já era disponibilizada. Dessa forma, ela decidiu juntar os três pontos em um único produto audiovisual, antecedendo um imenso sucesso comercial.
É claro que o uso do Big Data partiu de muito trabalho e experimentações, mas esse sistema certamente oferece enormes vantagens para as empresas.