As tomadas de decisão no mundo empresarial vem se tornando cada vez mais delicadas. A volatilidade do mercado e o aumento da concorrência em todos os setores fazem com que a precisão dos investimentos seja muito importante. Afinal, ter a garantia do retorno é indispensável, pois qualquer prejuízo pode ser incrivelmente difícil de reparar.
Para evitar esses problemas, muitos gestores estão aprendendo como usar a análise de dados para maximizar sua eficiência: com o crescente avanço da tecnologia, é possível obter mais informações em menos tempo.
No entanto, para garantir que esse método seja eficiente, é necessário entender como ele funciona. Pensando nisso, separamos alguns dos estágios da análise de Business Intelligence para que você entenda melhor como funciona esse processo. Acompanhe!
Antes de aprender como usar a análise de dados, você precisa entender como esses dados são reunidos. Em primeiro lugar, as informações necessárias para tomar boas decisões corporativas não estão todas dentro do próprio setor. É preciso captar dados de outras fontes, como notícias, estatísticas internacionais e as ações dos concorrentes.
Definir rumos comerciais com base apenas em estatísticas de compra do seu produto não oferece garantia de retorno, pois o mercado pode ter mudado desde a última temporada de vendas em seu negócio. Além disso, esta análise não oferece nenhuma informação sobre como os potenciais clientes reagiriam à campanha.
Após reunir as informações, o próximo passo é avaliar tudo de forma quantitativa. Afinal, uma análise baseada em números é mais confiável e previsível que uma baseada em depoimentos interpretativos.
Dizer que muitas pessoas apreciaram uma proposta de mudança em algum serviço é muito diferente de dizer que 58% dos clientes entrevistados aprovariam essa medida, por exemplo. Ao unir isso a outros dados do financeiro, você ainda pode concluir se essa margem é ou não é suficiente para manter os lucros.
É preciso utilizar as ferramentas tecnológicas de maneira correta. Por isso, confiar a coleta e o registro de dados a um sistema é altamente recomendado — o fluxo de informações é muito grande para ser administrado apenas pela inteligência humana.
Porém, essa quantidade exorbitante de dados também pode atrapalhar um pouco a tomada de decisão. Analisar absolutamente todos os dados disponíveis demanda muito tempo e pode causar ruído, pois haverá vários dados não relevantes. O ideal é estabelecer alguns KPI (Key Performance Indicators), estatísticas que de fato indicam o sucesso ou não de determinadas ações. Quando pedir à sua equipe para analisar os dados, é nessa parte que se deve focar.
Uma vez que você entendeu como usar a análise de dados para tomar decisões empresariais, é preciso traduzir essas informações em ações.
Defina sua campanha de marketing e siga-a fielmente. Adaptações podem ser feitas diante de novos dados, mas lembre-se que será impossível mensurar se suas ações atingiram o resultado esperado caso elas mudem de maneira constante.