Cada vez mais empresários do setor de varejo buscam conhecer melhor o seu negócio e o mercado atuante. A principal finalidade é obter vantagens competitivas frente ao seu público de interesse e identificar oportunidades.
Nesse cenário, as ferramentas de BI têm proporcionado ótimas experiências aos empresários por organizar e extrair informações chave acerca de processos internos, consumidores, fornecedores e concorrentes.
Se você quer entender melhor se o seu negócio realmente precisa investir em ferramentas de BI, veja a seguir o que são e quais são os benefícios das ferramentas de BI!
As ferramentas de BI são softwares, plataformas ou sistemas, geralmente funcionando 100% online, que possuem uma grande capacidade de coletar e processar dados “aleatórios” e transformá-los em KPIs (Key Performance Indicators).
Os KPIs são indicadores de desempenho do negócio organizados de forma simples e visual, como gráficos e tabelas, que ficam disponíveis em um painel de bordo.
As informações são facilmente customizáveis de acordo com os dados que se deseja cruzar ou obter, utilizando inclusive o Big Data para realizar isso.
Elencamos a seguir 5 benefícios mais conhecidos e comuns de utilizar ferramentas de BI no negócio. Conheça cada um deles!
É comum verificarmos softwares diferentes para cada setor de uma empresa, tais como sistemas de vendas, sistemas de estoques, entre outros — isso quando não notamos uma quantidade expressiva de planilhas para controle interno.
Todos esses sistemas conseguem fornecer informações relevantes para a tomada de decisão, mas esses dados necessitam de análises minuciosas e despendem um bom tempo dos funcionários.
Dessa forma, as ferramentas de BI conseguem unir informações dos mais diferentes e variados sistemas e processá-las, permitindo uma visualização mais inteligente e integrada das áreas do seu negócio.
Essa ação permite que falhas e erros sejam encontrados quando os processos são analisados integralmente, inclusive podendo reduzir custos e desperdícios.
Como as importações de dados e todas as métricas no painel de bordo são criadas de forma automatizada e instantânea, é possível obter informações reais, precisas e atuais com apenas alguns cliques.
Assim, as ferramentas de BI economizam muito tempo nos processos internos e são aliadas de uma gestão mais eficiente.
Uma ótima vantagem das ferramentas de BI está em conhecer profundamente o seu mercado, tudo para que o planejamento de marketing e vendas seja compatível com aquilo que o consumidor final espera.
Por meio dos KPIs dos softwares de BI é possível compreender melhor quem são os consumidores, as tendências de consumo, os melhores veículos para investimento em anúncios e publicidade, o nível de satisfação com produtos e serviços, o subsídio para a realização do pós venda, entre outros.
O grande benefício das plataformas serem quase 100% online, além da capacidade de trabalho remoto, é ter as informações sempre atualizadas.
Dessa forma, a qualquer momento é possível acessá-la, cruzar as informações necessárias e obter métricas em tempo real. Esse fator influencia no momento de realizar uma campanha ou vendas sazonais, por exemplo, em que os resultados são imediatos.
Por fim, verificamos que a tomada de decisão é mais acertada em função do embasamento de métricas reais do seu negócio obtidas por meio de dados que muitas vezes a empresa já possui, mas que são aleatórios.
Visualizando a empresa de uma forma holística, é também possível compreender quais processos precisam ser melhorados para fidelizar seu público e aumentar a rentabilidade do negócio.
Esperamos que as informações acima lhe ajudem a esclarecer os benefícios das ferramentas de BI e decidir se o seu negócio já está pronto para a implantação dessa plataforma.