Não é à toa que você ouve falar por aí que estamos na era da informação. A informação nunca foi tão acessível, armazenável e compartilhável como agora.
Por outro lado, também nunca foi tão necessário e urgente (especialmente para as empresas) encontrar meios de transformar dados e informações acessíveis em algo valoroso e inteligente para que a tomada de decisões seja mais estratégica e eficiente.
Conheça todos os motivos para implementar o BI em uma organização que deseja estar à frente dos seus concorrentes.
Utilizando métodos tradicionais de inteligência competitiva, o analista precisa coletar e analisar os dados para, posteriormente, transformá-los em um relatório que seja útil para o gestor. Esse trabalho leva tempo, o que pode ser oneroso especialmente para as pequenas empresas.
Utilizando uma ferramenta de BI, essas atividades podem ser feitas de maneira automatizada. Além de poupar tempo, os relatórios apresentam dados mais precisos.
Um dos mais especiais motivos para implementar o BI em sua empresa é que os dados gerados sobre clientes muitas vezes não são bem aproveitados, principalmente por falta de armazenamento e análise.
É como se fosse algo muito valioso jogado no lixo, pois com o uso da ferramenta correta, que facilita o tratamento desses dados e a transformação deles em inteligência, toda essa informação sobre clientes pode (e deve) ser usada para prever comportamentos.
Não precisa nem dizer que isso é essencial para a empresa que quer aumentar seu faturamento, certo?
Quando falamos em Business Intelligence notamos que ela está quase sempre relacionada à tomada de decisões estratégicas.Isso porque um dos motivos para implementar o BI é o de que os gestores podem ter em mãos informações relevantes, precisas e sintetizadas para subsidiar decisões mais sábias e eficazes, que irão gerar benefícios para o empreendimento.
Ferramentas de BI tornam esse processo mais fácil e bem mais rápido.
Além de subsidiar a tomada de decisões dos gestores, um dos motivos para implementar o BI é aumentar a capacidade e a precisão do trabalho da equipe comercial.
Ferramentas de BI conseguem detectar, por exemplo, quais produtos vendem mais, dados demográficos de clientes, quais são as estratégias da concorrência, etc.
Isso faz com que o time consiga traçar estratégias muito mais precisas, não aleatórias e eficazes, aumentando sua capacidade de venda.
As vantagens acima se resumem em algo que toda empresa inteligente quer: vantagem competitiva! Um dos maiores e melhores motivos para implementar o BI é que é somente com a informação relevante, analisada e condensada, que é possível ter subsídios para estar à frente dos concorrentes e ser mais competitivo.
Grandes empresas e multinacionais utilizam de forma intensiva estratégias de coleta e análise de informações, mas ferramentas de BI podem e devem ser utilizadas por qualquer empresa, de qualquer segmento e de qualquer tamanho. A informação está aí, mas ela precisa ser transformada em inteligência para ter valor!