Existem diversas razões para uma empresa se interessar pela implementação de estratégias de Business Intelligence (BI). Dentre elas, podemos considerar como principais a necessidade de conhecer melhor o mercado atuante e seus consumidores, além de se antecipar às tendências e aos concorrentes.
No post de hoje, separamos 5 dúvidas sobre Business Intelligence que são muito frequentes e que podem te auxiliar na busca por uma empresa de consultoria ou, até mesmo, no momento de criar sua área de BI no ambiente interno. Confira!
Se ainda não está claro para você o que BI significa, pense na tradução literal no termo – Inteligência de Negócios – e depois considere toda a informação disponível na sua empresa em diversos sistemas e softwares. A gestão do negócio se torna inteligente com a geração de métricas precisas, baseadas na extração de dados de outros sistemas, como ERP ou CRM, por exemplo.
Assim, Business Intelligence é, na verdade, a otimização da gestão empresarial por meio da geração de informações que auxiliam na tomada de decisão. Isso é possível com o uso de plataformas ou softwares que podem, inclusive, obter dados disponíveis on-line ou agrupar informações internas para gerar métricas.
Existem várias opções de BI, como softwares e plataformas open-source disponíveis na internet.
As opções de software são as mais completas e suportam todos os diversos tipos de dados dos demais sistemas que a empresa pode ter e, por isso, é o mais recomendado para quem deseja obter uma área bem equipada de BI na empresa.
Um exemplo é o software da Tableau, que gera relatórios interativos e possui comandos de fácil compreensão. Outra vantagem é a conexão direta e dinâmica, que não fica para trás em relação às opções on-line.
O grande diferencial do Business Intelligence é justamente a integração entre as diferentes áreas da empresa. O primeiro passo é definir líderes para a área de BI e integrar gestores de demais departamentos, como financeiro, contabilidade, produção, marketing, logística, etc.
A partir disso, defina quais os objetivos: o que se espera alcançar com a implementação de BI? Capacite seus colaboradores para que saibam trabalhar com os dados obtidos e faça reuniões periódicas para acompanhar resultados e alterar as metas da empresa.
Após criar um planejamento junto à sua nova área de BI sobre quais informações você precisa para melhorar o seu negócio, é necessário definir de onde os dados serão extraídos. Você pode contar com informações on-line (Big data) e pode também exportar dados de seus sistemas internos de gestão. Se necessário, você pode utilizar até mesmo planilhas.
Você deve contar com assessorias especializadas no assunto para definir as melhores ferramentas para suas necessidades e implementar estratégias de BI na sua empresa.
Os softwares e ferramentas de Business Intelligence permitem uma visualização panorâmica de como está o seu negócio como um todo. É possível cruzar informações de vendas com dados de seus clientes, por exemplo, e com isso traçar perfis e padrões. Outro exemplo é adquirir informações sobre produção, contabilidade e vendas e descobrir possíveis desperdícios e gastos desnecessários.
São métricas como essas que permitem visualizar cenários até então obscuros, e assim, a tomada de decisão e acompanhamento de resultados se torna mais fácil e as estratégias de mercado bem definidas.
Quer saber como usar a análise de dados para definir estratégias de mercado?