Como o comportamento do consumidor foi alterado na pandemia? Ou melhor, como empresas, já atentas ao digital, podem estar alertas aos seus mercados e públicos, nesse novo mundo?
A Covid-19 transformou drasticamente a realidade de todos. É inegável que nosso dia-a-dia se alterou com máscaras, isolamento social e novas experiências de consumo, de itens mais urgentes a compras menos básicas. Fomos digitalmente transformados e, da mesma forma, as empresas, seus serviços e produtos.
Neste artigo, veremos como o comportamento do consumidor foi influenciado pelas nova realidade pós-pandêmica e como negócios podem monitorar seus consumidores, antecipar tendências e estar à frente das transformações a partir de decisões baseadas em dados.
Desde o primeiro semestre de 2020, pesquisadores de todo mundo têm divulgado pesquisas que relacionam a pandemia a novos hábitos de consumo. Compras online foram a nova regra estabelecida: cresceram 31,8% do primeiro ao segundo trimestre de 2020 nos EUA, enquanto, no Brasil, tiveram um aumento de 61% já no primeiro ano de pandemia.
Alguns desses hábitos adquiridos na pandemia devem ser mantidos. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo constatou que cerca de 70% dos consumidores vão continuar fazendo compras do supermercado pela internet.
A forma de consumo deixou de ser linear e passou a ser atravessada por uma série de variáveis digitalizadas, como muitas fontes de informação à disposição do cliente e muitos produtos e serviços a serem escolhidos.
Esse comportamento lança luz sobre a importância de monitorar, acompanhar e adaptar-se aos novos hábitos de consumo. Temos, hoje, por exemplo, um consumidor muito mais inclinado a escolher de diferentes plataformas online, o que requer das empresas planejamento para realizar esse atendimento digital, garantindo uma boa experiência ao cliente.
O monitoramento do comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso do negócio. Isto porque a empresa pode ajustar sua estratégia de acordo com as mudanças que o mercado e o cliente demandam.
Mas como fazer isso? Achismo não tem vez. Marcas e empresas não podem abrir mão de pesquisas, relatórios e fontes de dados confiáveis para tomar decisões precisas e efetivas, bem como conseguem dimensionar melhor seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.
Isso implica em analisar todas as etapas da jornada de consumo do cliente para compreender como seu negócio pode ser um aliado ao cliente nessa nova realidade. A melhor estratégia é entender quais são as variáveis relevantes para sua empresa e quais dados podem ser extraídos e podem antecipá-las.
Dados são a realidade de qualquer negócio. No entanto, pelo grande volume que é diariamente produzido de informações em uma empresa, é preciso saber coletar, tratar, quantificar e qualificar tais dados para obter as que são, de fato, relevantes para construir inteligência de mercado.
Com uma boa leitura de dados, é possível entender quais canais o consumidor mais usa e menos usa, quanto tempo ele permanece em cada um deles, bem como quais canais tem maior taxa de conversão e quais não.
Não à toa, hoje no mercado existem expressões como data driven ou mesmo data marketing. Todas as principais decisões de uma marca, todas as operações e relacionamentos com o consumidor podem ser traduzidos por dados.
Big data, por exemplo, não é só um conceito da moda; é, na verdade, um paradigma que nos abre para o enorme volume de dados no qual vivemos. Empresas que não conseguem gerar, produzir e administrar as informações de seus clientes e negócios não conseguem agir de forma inteligente e segura nos mercados em transformação.
Mas quais são os benefícios de uma estratégia baseada em dados e inteligência de mercado?
Os dados podem revelar informações sobre qualquer área do negócio. Uma estratégia bem estruturada e completa considera algumas delas, como:
No quesito monitoramento do consumidor, a empresa pode apostar nas seguintes formas de monitoramento:
Estas são as principais e mais recorrentes. No entanto, cada empresa pode adotar outras ferramentas e metodologias para levantar dados sobre seu cliente.
As vantagens de um monitoramento contínuo e preciso são numerosas, mais certeiras para qualquer negócio que queira se antecipar no mercado. Algumas das principais vantagens são:
Como vimos, as mudanças no comportamento do consumidor são constantes. A cada nova tecnologia, novo tempo e novos acontecimentos: a forma como nos relacionamos com outras pessoas e os produtos e serviços que consumimos também estão sempre em transformação.
Você sabe qual as principais mudanças atingindo o consumidor do seu negócio? O que seu cliente fazia antes, e agora não faz mais? O que mudou na pandemia? Entender novas necessidades pode a manter o interesse e a relevância num mercado que, sem sombra de dúvida, está em transformação e criando novos critérios para compra, consumo, contrato.
As respostas para essas perguntas, por sua vez, só podem ser feitas a partir de ciência, planejamento e estratégia em dados: eles estão na sua empresa, mas é preciso encontrar uma forma de lê-los.
Então, que tal saber se sua empresa é guiada por dados?