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Cultura de dados: é hora de ter uma organização impulsionada por eles

2 de fevereiro de 2022

Você já desejou que tivessem respostas para as suas perguntas? Utiliza os dados, não apenas a intuição, para tomar decisões? Bem, pois saiba que esse tipo de comportamento vem sendo impulsionado dentro das organizações pela chamada cultura de dados.



Esse conceito vem se alastrando pelo mercado empresarial como a luz do Sol toca a Terra nas primeiras horas do dia. Um movimento inevitável e que traz diversos benefícios para o crescimento das empresas.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado pela Gartner, 81% dos profissionais da área de marketing estariam predispostos a tomar decisões baseadas em dados no ano de 2020.


Ficou interessado? Confira o artigo e descubra mais sobre a cultura de dados e como incentivá-la dentro das empresas. Aproveite!


MAS ANTES, O QUE É UMA CULTURA DE DADOS?


Vamos começar pelo básico e definir o que é uma cultura de dados. O nome é basicamente autoexplicativo, indicando que esse conceito se baseia na adoção dos dados e estratégias ligadas a eles como um conjunto de hábitos.


Mas, o que seriam esses dados? Basicamente tudo o que pode ser coletado de informação em prol de uma meta. Comportamento do consumidor, número de vendas da empresa, rotinas dos colaboradores e parceiros, etc. 


Tudo o que pode ser quantificado e qualificado tem sua relevância como dado, pois poderá ser convertido, nessa cultura, em tomada de decisão inteligente, abdicando assim de escolhas baseadas em achismo ou desejos pessoais. 


Resumindo, a cultura de dados é todo o contexto sobre a obtenção e uso de informações como alicerce para as escolhas de uma organização. Isso independe de quais as metas que se deseja instaurar.


Ou seja, na prática, é abolir frases como “eu acho” e dar lugar a outras, como “quero validar essa teoria”. Dessa forma, uma empresa que promove a cultura de dados evita o uso do achismo e trabalha com uma cultura que agrega valor.


Para você ter ideia, 83% dos CEOs desejam ter uma organização impulsionada por dados, segundo dados da IDC.


POR QUE INVESTIR NESSE MINDSET ANÁLITICO?


Muito mais do que seguir a onda da moda, manter um posicionamento analítico pode realmente ser um diferencial para as empresas. Ao adotar uma cultura de dados eficiente, é possível aproveitar melhor os recursos disponíveis. 


Isso acontece pelo simples fato de que as decisões de investimento estão sendo baseadas muito além do “feeling”. Pelo contrário, os dados guiam a divisão mostrando caminhos mais embasados em números e com taxas de sucesso maiores. 


E com melhor aproveitamento dos recursos, também é possível colocar como benefício a diminuição dos custos gerais da empresa. Acertando mais, joga-se menos dinheiro em campanhas. Isso sem contar o óbvio crescimento por estar sendo mais produtivo e próximo do cliente final, que é quem traz os lucros para a empresa. 


Ainda segundo a IDC, hoje, 74% dos CEOs requerem o auxílio de dados para uma tomada de decisão inteligente, por exemplo.


COMO OS LÍDERES ACELERAM O CRESCIMENTO DA CULTURA DE DADOS?


E como adotar a cultura de dados em uma empresa? Bem, o trabalho não é simples, ainda mais se levado em consideração uma organização ultrapassada ou com batalhas de ego entre lideranças internas. 


No entanto, uma forma de começar isso é identificar os líderes de dados. Esses são colaboradores que não precisam estar nos cargos mais altos de uma instituição, mas que buscam emanar a ideia do uso de dados como fonte de tomada de decisões. 


São essas pessoas que geralmente dão os primeiros passos para a adoção da cultura de dados em uma empresa, pois de forma consciente ou não eles já aplicam os conceitos dela em seu dia a dia.


Ao identificar e dar poder a esses “líderes morais”, as pessoas ao redor deles começam a entender a importância dos dados no cotidiano. Dessa forma, os outros colaboradores aprendem e se inspiram nessa personalidade.


Adicionalmente, o líder de dados busca promover o melhor ambiente para o uso de dados como fonte de tomadas de decisão. Ele irá estimular a equipe, buscará as ferramentas corretas e pregará essa ideia de forma que ela vire realmente uma cultura. 


E COMO INVESTIR EM UMA CULTURA DE DADOS?


Já identificamos o primeiro passo, agora é hora do trabalho!. Afinal, nenhuma cultura que se preze leva cerca de horas ou dias para ser implementada, não é mesmo?


Isso porque ela vai além de uma tecnologia X ou método Y, por mais que eles ajudem e façam parte do processo. 


Assim, investir em uma cultura de dados exige paciência e bastante empenho, desde a adoção da estratégia, e esse plano deve ser a base do investimento.


A seguir, confira algumas formas de investir em uma cultura de dados:


1- CAPACITAÇÃO


A capacitação dos colaboradores é geralmente o primeiro passo. Nesse cenário, apresentar primeiro a importância e capacitar será mais interessante do que exigir determinados comportamentos que o seu funcionário precisará ter, se ele não estará entendendo para que serve exatamente.


Assim, quem trabalha na empresa precisa não apenas desejar trabalhar com os dados, mas também deve saber interpretá-los. Já até comentamos no blog sobre a importância da análise descritiva.


Sem esse conhecimento, não adianta ter os números mais precisos se a leitura deles estará comprometida por colaboradores despreparados.


Dessa forma, apoie a realização de cursos, promova conversas, palestras e apresentações sobre o uso dos dados dentro das empresas, por exemplo.


2- ADOÇÃO DE FERRAMENTAS


Em paralelo com a educação dos colaboradores, também devem ser adotadas as ferramentas que servirão como suporte para a coleta, análise e análise de dados. Nesse ponto já se sabem as perguntas que devem ser feitas, mas onde essas informações ficarão também precisa ser definido.


Existem algumas ferramentas básicas de coletas de informação, como os espaços Analytics das redes sociais ou do Google. Esses ambientes já costumam trazer dados robustos do que importa para sua empresa, como número de acessos e engajamento. 


No entanto, outras tecnologias de Business Intelligence (BI) também podem ser adotadas. Isso porque elas costumam ser mais completas, além de centralizar os dados de forma muito mais orgânica.


Esse é o caso da ferramenta feita pela Tableau, por exemplo, que busca facilitar o acesso para as diferentes camadas de uma empresa. Com isso, os colaboradores de diferentes setores conseguem ter acesso às informações e fazer com que isso os auxilie nas decisões. 


SOBRE O SELF-SERVICE ANALYTICS COE


Self-Service Analytics Center of Excellence é um pacote de serviços da Five Acts, que possui o objetivo de apoiar as organizações a vivenciarem essa cultura de dados, impulsionado-os.

Esses serviços ajudam desde empresas que ainda não iniciaram a sua jornada de self-service analytics quanto aquelas que já fizeram alguma implantação e precisam expandir, aprofundar e escalonar o uso dos dados. Ou seja, possuem uma maturidade analítica maior.


Esses serviços são divididos em quatro grandes blocos: 


  • Governança
  • Plataforma
  • Competência
  • Comunidade


Se ficou interessado, não deixe de conversar com os nossos especialistas, para entender como podemos te ajudar.


TRÊS ETAPAS PARA DESENVOLVER UMA CULTURA DE DADOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES


Para resumir um pouco de tudo o que foi dito nesse artigo, podemos destacar três pontos para ter uma cultura de dados bem organizada dentro de uma empresa.


A primeira questão é buscar um engajamento dos colaboradores com os dados. Primeiro apresente para eles os conceitos, depois realize reuniões periódicas para as informações serem promovidas. Segundo o divulgador técnico sênior da Tableau, Ashley Howard Neville, culturas de dados eficientes vêm de comunidades engajadas. 


O segundo passo é deixar que novos líderes de dados se desenvolvam. Os pioneiros são aqueles que adotam a cultura na empresa, mas a continuação dela só pode ser feita se outras pessoas também tiverem espaço. Novas lideranças, novas ideias.


Por fim, sempre busque deixar os dados atraentes, principalmente para equipes mais criativas ou mais fechadas às novidades. Isso pode ser feito tanto através de ferramentas que facilitem o acesso, como através das reuniões citadas – que não precisam ser massantes e sim divertidas.


E a sua empresa, ela é guiada por dados? Faça o teste para descobrir se você está no caminho certo para um futuro de sucesso com a cultura de dados. 


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Por Equipe de especialistas Five Acts 16 de agosto de 2024
Introdução Em um mundo onde as decisões orientadas por dados são importantes para o sucesso do negócio, a consistência e a governança das métricas empresariais se tornam essenciais. Porém, com o crescente volume de informações que são gerados a todo momento, realizar um bom gerenciamento de dados tornou-se bastante desafiador. Deste modo, o Unity Catalog Metrics, da Databricks, surge como uma solução robusta que permite às equipes de dados definirem e utilizarem métricas empresariais de forma consistente em toda a organização, podendo ter uma visualização clara e de ponta a ponta de todos os seus dados. Assim, este artigo busca esclarecer como o Unity Catalog Metrics possibilita essas definições consistentes, promovendo decisões de negócios mais informadas e eficazes. O que é o Unity Catalog Metrics? O Unity Catalog Metrics é uma funcionalidade dentro do Unity Catalog da Databricks, projetada para fornecer um sistema de governança de dados que unifica a forma como as métricas empresariais são definidas, gerenciadas e acessadas. Ele permite que as empresas estabeleçam uma única fonte de verdade para suas métricas, garantindo que todos os usuários e aplicações utilizem as mesmas definições e cálculos para tomar decisões de negócios. Principais Funcionalidades 1. Definições Consistentes de Métricas : O Unity Catalog Metrics assegura que todas as métricas empresariais sejam definidas de maneira uniforme. Isso é alcançado por meio da centralização das definições de métricas em um catálogo governado, onde as regras de cálculo e os critérios de medição são claramente especificados e padronizados. 2. Governança de Dados : Com controles de acesso baseados em funções (RBAC) e trilhas de auditoria detalhadas, o Unity Catalog Metrics proporciona um ambiente seguro e auditável para a definição e uso de métricas. Isso ajuda a evitar discrepâncias e promove a conformidade com regulamentações e políticas internas. 3. Integração com Ferramentas de BI e Análise : A integração nativa com diversas ferramentas de Business Intelligence (BI) e plataformas analíticas permite que as métricas sejam facilmente acessadas e utilizadas por diferentes equipes, garantindo que todos os insights derivem das mesmas bases de dados e cálculos. 4. Gerenciamento Centralizado de Metadados e Usuários: Antes do Unity Catalog, cada workspace do Databricks utilizava um metastore Hive separado, o que exigia sincronização manual de metadados, levando a inconsistências. O Unity Catalog unifica metadados entre workspaces, armazenando-os no nível da conta, permitindo uma visão consistente de usuários e grupos e facilitando a colaboração.
Por Equipe de especialistas Five Acts 8 de agosto de 2024
No mundo financeiro, a busca por eficiência e precisão tem sido incansável. Processos fiscais, contábeis, de auditoria e FP&A (Planejamento e Análise Financeira) exigem não apenas precisão, mas também rapidez e adaptabilidade. Neste cenário, o Alteryx surge como uma solução que oferece uma plataforma de automação e análise de dados com o objetivo de transformar a maneira como os departamentos financeiros operam. Neste artigo, exploramos como o Alteryx pode impactar seu setor financeiro, detalhando os benefícios e explicações técnicas associadas. Setor Fiscal Entenda como simplificar a previsão e tomada de decisões estratégicas A previsão fiscal e a tomada de decisões estratégicas são cruciais para a saúde financeira de uma empresa. Com o Alteryx, é possível simplificar esses processos utilizando suas poderosas ferramentas de automação e análise de dados. Ele permite a integração de dados de diversas fontes, limpeza e preparação dos mesmos, facilitando a construção de modelos preditivos precisos. Isso resulta em previsões fiscais mais robustas e decisões estratégicas bem informadas. Escalabilidade e Automação A análise fiscal se beneficia da escalabilidade e automação proporcionadas pelo Alteryx. A plataforma permite escalar operações em todo o departamento fiscal, abrangendo desde o uso geral até impostos diretos e indiretos. A gestão de dados fiscais é automatizada, reduzindo o desperdício de tempo manual e proporcionando insights detalhados em minutos através do Alteryx Auto Insights. Isso permite visualizar tendências e oportunidades, identificar a causa raiz com facilidade e tomar decisões orientadas por dados. FP&A Aprimore a previsão e análise de variações hipotéticas No campo de FP&A, a capacidade de realizar previsões precisas e análises de variações hipotéticas é essencial. O Alteryx oferece funcionalidades avançadas para automatizar a gestão orçamentária, permitindo a criação de cenários "e se" de forma rápida e eficiente. Com a automação de tarefas repetitivas e a capacidade de manipular grandes volumes de dados, o Alteryx melhora significativamente a precisão das previsões e agiliza a análise financeira. Planejamento e Análise Financeira: faça análises de cenários com tecnologia preditiva O planejamento e a análise financeira (FP&A) são cruciais para o crescimento sustentável de qualquer negócio. O Alteryx permite avançar nessa área através de análises de cenários mais inteligentes e tecnologia preditiva de ponta. A plataforma facilita a identificação de variâncias com um clique e a geração de histórias a partir de dados brutos em minutos. Isso permite aos analistas financeiros focar em estratégias de crescimento em vez de tarefas operacionais. Auditoria Reduza custos, crie testes e validações de ponta a ponta A auditoria pode ser um processo demorado e custoso. O Alteryx transforma essa realidade ao automatizar testes e validações de ponta a ponta. Utilizando suas ferramentas de análise e visualização de dados, o Alteryx permite identificar anomalias e padrões suspeitos com rapidez. Isso não só reduz os custos operacionais, mas também aumenta a precisão e a confiança nos processos de auditoria. Contabilidade Automatize o fechamento do mês, lançamento contábil e consolidação A contabilidade é uma área que se beneficia enormemente da automação. O Alteryx oferece soluções para automatizar o fechamento do mês, o lançamento contábil e a consolidação. Isso inclui a automação da reconciliação de contas e a eliminação de tarefas manuais, resultando em processos mais rápidos e menos propensos a erros. Além disso, a plataforma facilita a análise de grandes volumes de dados contábeis, proporcionando insights valiosos para a tomada de decisões. Economia de Tempo e Precisão com Analytics No contexto contábil, o Alteryx economiza centenas de horas de extração de dados, limpeza e manutenção de registros. A automação da reconciliação de contas, dos lançamentos contábeis manuais e do fechamento no fim do mês permite que os contadores se concentrem em atividades de maior valor agregado. A precisão é aumentada e os processos são significativamente acelerados. Automatização do Analytics: Elevando a Análise Fiscal, Financeira e de Auditorias Por fim, o Alteryx eleva o patamar da análise fiscal, financeira e de auditorias, juntando-se a empresas líderes do setor no desenvolvimento de bases sólidas para evitar desperdícios significativos nos processos de coleta e reconciliação. A automatização dessas etapas permite que especialistas se libertem de tarefas repetitivas e concentrem seus esforços em análises estratégicas, gerando valor real para a organização.  Conclusão O Alteryx oferece uma transformação significativa para o setor financeiro, automatizando processos complexos e melhorando a eficiência e a precisão. Desde a simplificação da previsão fiscal até a automação da contabilidade, auditoria e FP&A, o Alteryx capacita as equipes financeiras a focarem em estratégias de crescimento e tomadas de decisão baseadas em dados. Adotar o Alteryx é um passo decisivo para qualquer organização que deseja maximizar seu desempenho financeiro e se manter competitiva no mercado.
Por Equipe de especialistas Five Acts 18 de julho de 2024
O Databricks Mosaic AI Model Serving é uma plataforma que permite aos usuários criar, treinar e implementar modelos de inteligência artificial personalizados, utilizando dados específicos de sua organização. Ele se integra com outras ferramentas da Databricks, como o Databricks Lakehouse Platform, para facilitar a análise de dados e a geração de insights avançados. Deste modo, esta ferramenta representa um avanço significativo na integração de LLMs em fluxos de trabalho analíticos, prometendo transformar a maneira como os analistas de dados e profissionais de BI interagem com a inteligência artificial e oferecendo uma abordagem sem código, que torna a tecnologia avançada acessível e eficaz. O que é o Mosaic AI Model Serving? O Mosaic AI Model Serving fornece uma interface unificada para implantar, controlar e consultar modelos de AI. Cada modelo servido está disponível como uma API REST que pode ser integrada ao seu aplicativo da Web ou cliente. O serviço oferece alta disponibilidade e baixa latência para modelos implantados, ajustando-se automaticamente à demanda, economizando custos de infraestrutura e otimizando o desempenho. Essa funcionalidade utiliza computação serverless. A plataforma oferece suporte para: Modelos personalizados: Pacotes de modelos Python no formato MLflow, que podem ser cadastrados no Unity Catalog ou no workspace do registro de modelo. Exemplos incluem Scikit-Learn, XGBoost, PyTorch e Hugging Face. Modelos de última geração: Modelos básicos selecionados que suportam inferência otimizada, como Llama-2-70B-chat e Mistral-7B, disponíveis para uso imediato. Modelos externos: Modelos de IA generativos hospedados fora da Databricks, como GPT-4 da OpenAI e Claude da Anthropic. O que são LLMs? Large Language Models (LLMs) são modelos de inteligência artificial treinados em grandes quantidades de dados textuais para entender, gerar e responder a texto de maneira semelhante à humana. Eles são capazes de realizar uma variedade de tarefas de processamento de linguagem natural (NLP), como tradução de idiomas, resumo de textos, resposta a perguntas e geração de texto. Integração Eficiente de LLMs Embora os LLMs ofereçam respostas rápidas e precisas a perguntas específicas, seu verdadeiro valor é realizado quando integrados aos processos de ponta a ponta. O Databricks Model Serving facilita essa integração, permitindo que respostas geradas por LLMs alimentem fluxos de trabalho contínuos no Databricks Lakehouse Platform e aplicativos de IA em tempo real. Aplicações de IA na Prática As capacidades desta solução são vastas, englobando três principais áreas de aplicação: Mineração de Texto: Estruturação de informações não estruturadas para acelerar a obtenção de insights a partir de grandes volumes de dados. Exemplos incluem a classificação e o resumo de textos. Geração de Conteúdo: Criação de novos conteúdos a partir de dados existentes, como a elaboração de e-mails comerciais, apresentações de PowerPoint e até mesmo código de programação. Recuperação de Informações: Extração e reorganização de informações de múltiplas fontes para facilitar o consumo e a tomada de decisão. Exemplos incluem a pesquisa em documentos e a criação de relatórios detalhados. Facilitação do Processo Analítico O Databricks Model Serving é mais do que uma interface de chat. Ele oferece uma integração profunda com o Databricks Lakehouse Platform, abrangendo desde a preparação de dados até a validação de respostas e tarefas específicas de casos de uso. Essa integração proporciona uma navegação intuitiva e sem código através do complexo cenário da IA generativa. Escolhendo o LLM Certo Um dos principais desafios na utilização de LLMs é selecionar o modelo adequado para cada tarefa. O Databricks Model Serving simplifica esse processo com uma estrutura de avaliação que considera tamanho, velocidade e custo, além de fornecer métricas de desempenho líderes do setor. Personalização com Dados Proprietários O desempenho dos LLMs pode ser significativamente aprimorado com a incorporação de dados proprietários. O Databricks Model Serving oferece várias formas de fazer isso: Ajuste Fino do Modelo: Para um controle detalhado sobre o desempenho do modelo. Geração de Aumento de Recuperação (RAG): Para adicionar conhecimento externo e reduzir a alucinação. Segurança e Privacidade de Dados A segurança é uma prioridade no Databricks Model Serving. A ferramenta permite que os LLMs sejam hospedados em ambientes de dados privados, garantindo que as interações e dados permaneçam seguros dentro da organização. Isso proporciona controle total e aderência às políticas de governança de dados. Benefícios e Vantagens Interface unificada: Gerencie todos os modelos em um único local e consulte-os com uma única API, simplificando o processo de experimentação, personalização e implantação. Personalização segura: Integração com o Databricks repositório de recursos e Mosaic AI Vector Search, permitindo ajuste fino com dados proprietários. Governança e monitoramento: Gerencie centralmente todos os endpoints do modelo, definindo permissões e monitorando a qualidade. Redução de custos: Otimizações garantem a melhor taxa de transferência e latência, ajustando-se automaticamente à demanda. Alta disponibilidade e segurança: Suporta mais de 25 mil consultas por segundo com latência de menos de 50 ms, protegendo dados com múltiplas camadas de segurança. Conclusão O Databricks Model Serving é uma ferramenta que capacita analistas a alavancar o poder dos LLMs de maneira eficiente e segura. Com sua abordagem sem código e integração perfeita com o Databricks Lakehouse Platform, ele transforma processos analíticos, impulsionando a automação e a tomada de decisões rápidas e informadas. A Five Acts já está conduzindo seus clientes nessa jornada de inovação, pronta para se adequar a essa tendência do mercado que promete transformar o futuro das análises de dados nos próximos anos. Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar sua empresa a tratar os dados como um diferencial estratégico.
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