Não dá pra falar sobre o desenvolvimento de uma empresa ou negócio sem considerar os avanços da tecnologia.
Entretanto, com a enorme quantidade de opções que temos disponíveis no mercado, fica muito complicado escolher só uma solução em TI ou BI que podem ser aliados importantíssimos para o crescimento de qualquer empreendimento.
O Manifesto Ágil de 2001 gerou muitos frutos – e um dos mais recentes é o conceito de DataOps.
Por sua vez, ele é derivado do DevOps, já utilizado há algum tempo por profissionais de TI no desenvolvimento de softwares, sites e outras soluções em tecnologia.
A afinidade com a metodologia ágil faz com que essa abordagem seja ideal não só para definir o que fazer com dados, mas como geri-los da melhor forma.
Por isso, vamos entender como funciona e de que forma você pode se beneficiar do DataOps. Acompanhe!
DataOps é o termo que remete às operações com dados e que tem raízes na filosofia Agile.
Em resumo, o DataOps funciona como uma combinação do DevOps que abrange os conceitos da engenharia de software, do Ágil, bem como do Controle de Processos analíticos.
Dessa forma, o DataOps reúne boas práticas capazes de reduzir as complicações existentes entre os setores analíticos e de desenvolvimento, assim pode-se dizer que ele é um “upgrade” do DevOps voltado para a análise e gestão das informações.
Ele depende diretamente da automação e se concentra em aprimorar a velocidade e a precisão do processamento de dados em computadores, incluindo suas análises, acesso, integração e controle de qualidade.
O conceito tinha como proposta inicial ser um sistema de melhores práticas com dados, mas gradualmente amadureceu para uma abordagem totalmente funcional para lidar com a sua análise.
Vale destacar novamente que ele deriva do DevOps, conceito criado em 2008 pelos programadores Andrew Clay Shafer e Patrick Debois.
Ele foi popularizado em 2009, quando foi utilizado pela primeira vez no evento DevOpsDays, na Bélgica.
Já a primeira citação do termo DataOps viria a acontecer em 2017, quando Lenny Liebmann o utilizou no artigo “3 Reasons Why DataOps Is Essential for Big Data Success”.
Conforme já abordado, o DataOps busca incrementar as técnicas DevOps, mas não só isso, também pode adaptá-las para o processo de desenvolvimento analítico.
Embora tenham uma relação direta, DevOps e DataOps possuem propostas distintas.
O primeiro se refere a um conjunto de práticas em que são coordenadas as equipes de desenvolvimento e de operações.
Trata-se, portanto, de uma técnica de criação de software que se concentra na comunicação, integração e colaboração entre esses dois setores, com o objetivo de implementar produtos e serviços de forma mais ágil.
Já o DataOps se volta à análise de dados e não está vinculado a uma arquitetura, ferramenta, tecnologia ou linguagem específica, sendo flexível por natureza.
Nele, recursos de suporte ajudam a promover a colaboração, além de garantir a segurança, qualidade, acesso, facilidade de uso e orquestração dos dados disponíveis.
O foco do profissional DataOps é encontrar maneiras de reduzir a quantidade de tempo necessária para concluir um projeto de análise de dados.
Isso abrange desde a concepção da ideia original até a construção de gráficos, modelos e tabelas para fins de comunicação.
O funcionamento de um framework de DataOps é todo baseado em práticas que endereçam questões de automação, orquestração, entrega continuada, dentre outras usadas para monitorar e controlar os processos que acontecem numa plataforma de dados.
Assim, o fluxo de dados é constantemente gerenciado e, se ocorrer uma anomalia, o time de analistas pode ser notificado por alertas, entre outras ações corretivas e preventivas.
O DataOps é uma solução que une de forma estratégica todos os times envolvidos no ciclo de dados, dessa forma é possível utilizá-los a favor das empresas com mais agilidade.
Com a cultura da ciência e da engenharia de dados é possível unificar o trabalho dos analistas de infraestrutura, desenvolvedores, equipes de apoio, especialistas em dados e outros profissionais da área, tudo isso de uma forma colaborativa.
Ou seja, tornou-se possível filtrar cada etapa que envolve as operações de dados, dessa forma, as informações podem chegar ao usuário final de uma forma mais correta.
Em resumo, o grande objetivo do DataOps é promover o desenvolvimento de projetos de dados com máxima qualidade para que insights excelentes sejam entregues no menor tempo possível.
Na verdade não. O DataOps é uma metodologia.
Ele não é um produto que vem como uma oferta de SaaS (Software-as-a-Service – Software como Serviço).
Todavia, o SaaS pode fazer parte da prática de DataOps, adicionando microsserviços, orquestração e gerenciamento de fluxo de dados à toda a organização.
Diversas ferramentas necessárias ao DataOps precisarão estar disponíveis no modelo de entrega SaaS.
Além da metodologia ágil, o DataOps tem tudo a ver com um outro conceito bastante em voga: o de big data.
Com a imensa quantidade de dados acessíveis às empresas e usados para balizar decisões, é necessário estruturar processos que permitam coletá-los e, em seguida, transformá-los.
Nesse ponto, companhias que contam com um setor ou especialista em DataOps têm grande vantagem, já que elas terão condições de extrair resultados dos seus dados.
Além disso, quanto mais bem feito for o gerenciamento, melhores e mais disponíveis eles serão.
Por sua vez, o maior domínio sobre os dados se traduz em melhores insights, estratégias de negócios e lucros.
Na prática, isso também significa aumentar a capacidade de resolução de problemas envolvendo dados, até porque a quantidade de tais elementos criados nas empresas tende a aumentar exponencialmente.
Assim, a metodologia ajuda a transformar dados brutos em informações valiosas com mais rapidez.
Implementar o DataOps pode trazer impactos significativos para os projetos da sua empresa. Entre eles, veja quais são os destaques:
É indiscutível a necessidade que toda empresa tem de fazer uma boa gestão de dados, principalmente com as inovações trazidas pelo mundo de Data & Analytics.
Quem não conseguir se adaptar a esse cenário, dificilmente alcançará o sucesso e crescimento.
Ou seja, as empresas que conseguem adotar estratégias mais eficientes, baseadas em informações de qualidade, saem na frente no mercado.
Com as práticas baseadas em DataOps, é possível otimizar seus processos, dessa forma garantindo melhores entregas.
Através da implementação do DataOps, é possível manter as equipes de setores distintos operando simultaneamente nas diferentes etapas de um projeto.
Isso ocorre porque o sistema pode operar a partir de squads interdisciplinares, ou seja, esses grupos conseguem cumprir seu papel com uma equipe interdisciplinar, seja presencialmente ou até remotamente.
Através da implementação, o número de falhas pode diminuir consideravelmente, pois uma das práticas do DataOps é a automação que reduz o erro humano de ações como versionamento, testes e governança de tudo o que está relacionado aos dados.
Dessa forma, possíveis erros são identificados com maior antecedência e facilidade, permitindo que ajustes necessários sejam realizados com mais rapidez, melhorando a precisão nas entregas.
As práticas de DataOps são voltadas para a diminuição do que chamamos de Data to Insight. Isso significa que todas as automações e melhorias de processo têm como objetivo diminuir o tempo entre a ingestão de um novo dado para a plataforma de dados e o consumo pelo negócio.
Sem o DataOps qualquer novo tipo de dado que não esteja inicialmente previsto pode levar muito tempo para entrar no ambiente de dados e ter pipelines encadeados que façam seu processamento e disponibilização para o negócio. As automações de testes, de orquestração e deployment são fundamentais para a melhora do ciclo de análise.
Além da melhoria de processos para novos cenários de dados, o DataOps também auxilia na garantia de disponibilidade dos dados que são servidos ao negócio devido ao seu monitoramento ativo de erros de processamento e qualidade de dados, por exemplo.
Tudo isso faz com que o negócio perceba mais consistência de dados, mais disponibilidade e menor tempo para ter acesso a novos estruturas de dados vindas de ações realizadas pela empresa utilizando sistemas corporativos novos ou mesmo vindos de fontes externas.
Como você viu, o DataOps pode ser estruturado como um setor ou estar a cargo de um especialista.
No entanto, não basta apenas isso. Antes que a sua empresa passe a gerir seus dados por essa abordagem, é preciso prepará-la:
Uma das premissas em um setor de DataOps é a integração.
O DataOps é uma metodologia que tem a colaboração como base. Não há um perfil único de engenheiro que faça o DataOps ter êxito. Alguns perfis profissionais são requeridos para que sua implantação de DataOps e sua continuidade tenham sucesso.
E se a sua companhia não conta com um time de Dados capacitado, você pode recorrer à consultoria da Five Acts para, assim, começar um processo de implementação de DataOps.
O mais importante é que, nessa etapa inicial, você tenha o suporte de especialistas para entender o que está em jogo e quais resultados esperar.
A partir dos primeiros processos de gestão de dados, serão criados fluxos que, como tais, devem ser testados antes de serem validados e integrar as rotinas do negócio.
Escolha um processo que pode fazer diferença na gestão/disponibilização de dados e faça um MVP. Entenda como essa versão inicial de uma prática pode ter ajudado a sua empresa, recolha impressões e sugestões e melhore as próximas versões de sua implementação com os feedbacks coletados.
Um dos principais objetivos ao criar uma rotina baseada em DataOps é integrar processos e rotinas de diferentes instâncias.
Dessa forma, vale padronizar também os sistemas que levarão a essa integração, uniformizando códigos de programação e os métodos de modelagem de dados.
Cabe ressaltar que processos padronizados facilitam a detecção de falhas e, sendo assim, são fundamentais para a adoção de medidas de correção efetivas.
Outro fator muito importante é a simplificação dos meios de armazenamento.
Por isso, é sugerido que, em vez de múltiplas fontes de dados, seja utilizado um único ambiente baseado na nuvem.
Não seria possível implementar DataOps sem as ferramentas e os recursos adequados.
Sendo assim, procure adotar, junto ao seu time de TI, soluções que sejam ao mesmo tempo escaláveis e que possam ser atualizadas indefinidamente.
Concluindo, de certa forma, a abordagem DataOps é um desdobramento do que já faziam os profissionais de DevOps.
Mais ou menos como uma fábrica de carros tem um setor dedicado a cuidar da gestão e aquisição de peças e insumos, isso agora também é feito no segmento de tecnologia.
E se para você a ideia soa atraente, fica então a dica: conte sempre com as soluções analíticas da Five Acts e faça muito mais com os seus dados.
Cada dia mais se ouve falar em DataOps dentro das organizações. Entretanto, apesar do ganho de popularidade do termo, poucas pessoas já viram um framework de DataOps funcionando na prática.
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