Manter uma equipe de alto desempenho é um desejo muito comum para qualquer líder em uma organização. Afinal, o time neste perfil é capaz de gerar resultados acima da média, tornando-se um diferencial competitivo no negócio.
No modelo de trabalho remoto, os desafios também são incrementados pela distância física e pela diminuição de interações no dia a dia.
A comunicação com a equipe é fator fundamental para começar a construir esse diferencial na empresa, mas ela implica em uma série de processos e técnicas diferentes que demandam um bom investimento do(a) líder.
Além disso, na modalidade remota, estabelecer uma relação de confiança com outra pessoa se tornou um processo um tanto diferente do que estávamos acostumados(as).
Nos últimos anos, a procura por vagas em trabalho remoto aumentou mais de 300%, ou seja, é importante começarmos a agir de forma a melhorar cada vez mais a experiência dos(as) colaboradores(as) nesta modalidade, pois ela não tem previsão de diminuir.
Vale lembrar também que, dentre os fatores mais comuns nos pedidos de demissão, está a fuga de uma cultura corporativa divergente dos valores pessoais do(a) profissional, portanto, quando este(a) não conhece de fato os(as) colegas e não sente confiança naquele ambiente, ele(a) passa a dar atenção a outras propostas.
A comunicação de feedbacks em conjunto com as trocas de ideias e experiências são exemplos de ações que contribuem para superar este desafio.
Há diversas formas de obter este resultado e é necessário dar atenção ao conjunto delas simultaneamente para ter sucesso.
Neste artigo iremos apresentar uma das ações de melhoria da comunicação interna, a qual se mostra cheia de possibilidades e efeitos: reuniões One on One, O3 ou 1:1 são um ótimo primeiro passo para conquistar esse objetivo.
O 1:1 é um método de reunião periódica entre gestor(a) e seu(sua) liderado(a) com a finalidade de aumentar o engajamento do(a) profissional.
Este(a) precisa se sentir ouvido(a), necessita enxergar que alguém se preocupa com seu desenvolvimento pessoal e com o crescimento de sua carreira.
Segundo Horstman, em seu livro “The Effective Manager”, a liderança que conhece seu time, produz melhores resultados. Conhecer realmente seu(sua) liderado(a) também significa conhecer quem são as pessoas mais importantes para ele(a), afinal, o trabalho ainda é apenas uma parte de nossas vidas.
Portanto, investir no One on One permite que a equipe se comunique melhor, com mais transparência e com mais dedicação, o que promove um ambiente de trabalho mais incentivador e horizontal.
Este se torna um espaço encorajador para o crescimento das pessoas, pessoal e profissional, o que aumenta o nível de confiança delas na liderança e na empresa como um todo.
Essa segurança é alimentada a cada reunião feita, fator que ajuda a suprir as necessidades mais essenciais do(a) colaborador(a), aumentando sua satisfação e, consequentemente, sua produtividade.
Vamos pensar o progresso dos efeitos do O3 como uma jornada para obter bons resultados e manter seu time com alto desempenho e satisfação:
O processo para colocar a metodologia em prática no trabalho remoto, pode se resumir nas seguintes etapas:
O agendamento de um One on One é mais importante que a frequência. Portanto, cuide bem dessa primeira fase. A reunião deve ser programada e, de preferência, ser semanal com duração de 30 minutos.
Olhe a sua agenda da semana que vem e da próxima (ou da seguinte e assim por diante) para encontrar espaços disponíveis e escolha os períodos do seu calendário, no qual sua equipe poderá ocupar com os O3.
Multiplique o número de liderados(as) por 1,5x e o resultado será a quantidade de opções de agenda que você precisa disponibilizar para o seu time.
Envie o e-mail de convite para a reunião de forma completa, informando a pessoa sobre a periodicidade da conversa, por qual canal ela será feita, qual será sua duração, o porquê de ela ser importante, sobre o que vão falar, quanto tempo será dedicado a cada pauta e qualquer outra informação que considerar relevante.
E se a pessoa não quiser agendar? Pode haver pessoas desconfiadas e que ainda não se sentem confortáveis para ter esses momentos individuais com seus(suas) líderes, apresentando resistência a esse tipo de atividade.
O(a) líder pode tentar agendar a reunião para daqui a 3 semanas, por exemplo, argumentando entender que o(a) colaborador(a) está ocupado(a) agora, por isso não está pedindo um início imediato.
Explicar o conceito de ocupado(a) x eficácia também é uma forma de lidar com a resistência de falta de tempo para o 1:1. Ao agradecer e demonstrar respeito pelo trabalho árduo da outra pessoa.
A liderança também pode manifestar a necessidade de certificar-se de que a pessoa está fazendo as tarefas mais importantes do trabalho realmente. Assim, ela indica que o O3 é tão importante quanto as outras atividades, não um peso a mais na carga de trabalho.
Considere as reflexões abaixo para se preparar para o One on One:
A agenda é simples: 10-10-10 ou 15-10-5, ou seja, 10 ou 15 minutos para seu(sua) liderado(a) falar, 10 para você falar e o restante para conversarem sobre o futuro.
Para começar, passe a palavra para seu(sua) liderado(a) perguntando, por exemplo, “como você está?”, “como estão as coisas?”, “está tudo bem?”, “como foi seu fim de semana?”.
Lembre-se: ele(a) vem primeiro e fala sobre o que quiser. É importante ressaltar a importância de respeitar as pessoas, as quais são diferentes de você, têm outras alegrias e dores, problemas e sucessos, formas de pensar e se expressar.
Foque no objetivo de criar este relacionamento. Assim como há pessoas mais falantes e outras mais quietas, você também pode adaptar o roteiro da conversa a cada perfil.
Para as mais falantes: deixe-as continuarem falando, não se preocupe com sua lista. Se isso continuar por mais 2 semanas, você pode começar a lembrá-las com “ei, estamos em 20 minutos”.
Se mesmo assim, elas continuarem tomando todo esse tempo da conversa, informe que você passará a tornar esse lembrete um sinal de parada.
Para as pessoas mais quietas: se o(a) colaborador(a) não responder nada no início ou falar pouco, avance para sua próxima pauta do 1:1. Se isso continuar acontecendo, dedique mais perguntas no início da reunião e explique novamente a importância da pauta.
“Compreenda, este é seu O3 e esta é a sua parte dele. São seus 10/15 minutos. É para trocar ideias, pedir ajuda, fazer perguntas, discussões, compartilhar algo, o que você quiser falar”, “Eu só quero ter certeza de que você não tem nada. Eu tenho algumas coisas, mas você começa primeiro”, por exemplo.
Sempre tome notas durante suas reuniões de One on One, essa ação não prejudica o contato visual, mas, sim, denota importância no que está sendo dito.
Aliás, vale lembrar: sempre faça a reunião com a sua câmera aberta. A ideia é construir relacionamentos de confiança e isso facilita as pessoas com dificuldades de ouvir, entenderem o que você está dizendo. Além disso, nunca faça essa reunião em público, elas são apenas entre você e seu(sua) colaborador(a).
Cuidado para não falar demais, você deve escutar muito mais. Não é um espaço para você fazer microgerenciamento nem checkpoint de atividades e prazos. Não foque no negativo, por exemplo com discursos do tipo “você é muito desorganizado(a)”.
A jornada do One on One inicia com o foco em conhecer a equipe durante cerca de 5 semanas. Após este período, as lideranças podem incluir feedbacks na reunião, se positivos, e continuar dessa forma por mais 4 encontros.
A partir de então, é possível adicionar os feedbacks negativos e o “pedir mais” nestes momentos. Passadas 2 semanas, o(a) líder pode começar a delegar tarefas.
Crie formulários para agilizar o preenchimento e armazenamento de todos os 1:1, dessa forma você também faz a gestão do conhecimento.
Após 5 reuniões de O3 realizadas com o(a) liderado(a), inclui-se comunicações sobre seu desempenho em formato de feedbacks.
O objetivo da liderança é fazer a equipe crescer, por isso, ao ter essa cultura transparente, o(a) colaborador(a) pode persistir, usar o feedback, melhorar e atingir maiores objetivos.
O One on One serve para as lideranças que desejam construir e manter uma equipe de alto desempenho. Por meio de elementos fundamentais como comunicação, confiança, feedback e delegação, a chave do sucesso a longo prazo está nessa jornada de relacionamento.
A equipe pioneira na implementação da metodologia do 1:1 na Five Acts foi o Delivery, onde se concentram todos os nossos times de tecnologia.
Há 4 anos iniciavam-se as reuniões e, até hoje, elas são realizadas a fim de crescermos cada vez mais junto com nossos(as) colaboradores(as). Esta é uma das ações mais bem avaliadas por nossos(as) Fivers. Conheça mais sobre nossa cultura e confira nossas vagas abertas clicando aqui ou acesse: https://carreirasfiveacts.factorialhr.com/