Inteligência de mercado é a resposta confiável para posicionar uma empresa em seu respectivo campo de atuação, seja qual for o segmento onde atue.
Ela funciona como uma espécie de “mapa”, conduzindo um negócio com segurança em direção aos seus objetivos.
Quer saber como aplicar essa estratégia em seu dia a dia?
Então, continue lendo e descubra como negócios inteligentes prosperam em suas atividades.
A inteligência de mercado, por definição, é o conjunto de medidas, técnicas e ferramentas usado para a tomada de decisão em uma atividade produtiva.
Afinal, inteligência é sinônimo de destreza, discernimento e lucidez.
Por isso, empresas que se orientam dessa forma tendem a perceber resultados mais expressivos.
Mas as vantagens vão além, como vamos destacar agora.
Seja qual for o seu nicho, uma coisa é certa: ao investir em inteligência de mercado, sua empresa se coloca em melhores condições junto aos clientes e à concorrência.
Esse é um investimento fundamental para o sucesso de um negócio, já que permite superar desafios e oferecer produtos e serviços com maior aceitação.
Há, ainda, muitos outros bons motivos para desenvolver a estratégia em sua empresa. Acompanhe!
Dependendo do ramo de atuação, pode ser desafiador fazer análises de mercado, mesmo contando com vários dados disponíveis.
Por exemplo, como encontrar o público certo para um software de gestão de estoque, assim como processos de vendas previsíveis para um produto que exige alta especialização em alguns casos?
Nesse aspecto, quanto mais desenvolvida for a inteligência de mercado, mais precisas serão as suas análises.
Ser inteligente nos negócios significa saber o que, como, quando, onde e por que fazer.
É iluminar caminhos que, antes, estavam tomados pela escuridão e, assim, impediam as pessoas de avançarem.
Ao usar a inteligência para guiar atividades, as equipes passam a produzir mais, já que terão uma clareza muito maior sobre suas próprias tarefas e funções.
Decisões tomadas ao acaso ou com base no achismo são arriscadas, porque, no final, elas podem servir apenas para jogar dinheiro fora.
Com inteligência aplicada aos negócios, sua empresa será capaz de elaborar orçamentos mais enxutos e que só destinarão os recursos realmente necessários para uma ação.
Imagine que o seu objetivo é tornar a marca conhecida em uma determinada região.
Como fazer isso, considerando as limitações em termos de pessoas, materiais e recursos?
A resposta está na inteligência de mercado, desde sempre a melhor alternativa para ajudar empresas a fazer mais com menos.
É comum associar a inteligência de mercado aos processos de tomada de decisão.
E não é por acaso, já que ela é a base na qual todas as resoluções de um negócio devem ser sedimentadas.
O termo inteligência de mercado costuma gerar confusão com outro complementar. É a inteligência competitiva.
Em uma perspectiva mais ampla, esses dois conceitos se diferenciam por duas abordagens.
Vamos ver quais são elas.
A diferença mais marcante entre esses dois tipos de inteligência voltada aos negócios é o foco das ações.
Enquanto a de mercado direciona suas estratégias para os consumidores, a competitiva trata de mapear a concorrência, identificando suas forças e fraquezas.
A inteligência competitiva busca desenvolver estratégias que tornem uma empresa mais forte perante seus concorrentes diretos ou indiretos.
Por sua vez, a de mercado se concentra em elaborar produtos e serviços cada vez mais aceitos pelo cliente final e que aumentem o market share de uma marca.
Na prática, como a inteligência aplicada aos negócios mostra o seu valor?
Veja como isso acontece em quatro setores distintos.
A inteligência de mercado tem uma ligação muito forte com as vendas, porque é onde ela se manifesta com mais frequência.
Um bom exemplo disso vem do Sebrae.
Periodicamente, a entidade elabora estudos com base em inteligência de mercado para orientar os players do setor – como este sobre o segmento fonográfico.
Outra área que se vale dessa técnica para pautar suas ações é a de marketing, que tem uma relação de dependência com a de vendas.
Um exemplo prático da aplicação de inteligência de mercado nesse segmento é quando uma empresa usa soluções analíticas para definir estratégias de produção e divulgação de conteúdo na web.
Já no setor de Recursos Humanos, problemas como rotatividade, absenteísmo e até a motivação podem ser tratados com inteligência de mercado.
É o que fazem empresas nas quais as pesquisas de opinião servem para respaldar decisões sobre melhorias no ambiente e até na formulação de políticas internas.
Outra aplicação está no setor financeiro, onde empresas utilizam machine learning para fazer análises de risco, antecipar resultados e até prever a possibilidade de falência.
Ela ainda é usada em fundos de investimentos, onde a tecnologia é fundamental para montar portfólios e para analisar tendências com base em sentimentos provocados por notícias com impacto no mercado financeiro.
Entre tantas ferramentas usadas para desenvolver a inteligência de mercado, destacamos quatro indispensáveis nesse processo.
Confira!
Embora pareça sinônimo, a inteligência de negócios (BI) abrange um espectro mais amplo de ações e estratégias que leva a empresa a criar e desenvolver inteligência de mercado.
Nela, estão contempladas ações que articulam as áreas de vendas, operações, logística, financeiro e diversos outros segmentos.
Descubra também a diferença entre Business Intelligence e Big Data neste outro artigo.
Não há ferramenta tão valiosa para uma empresa em busca de desenvolver sua inteligência do que a pesquisa de mercado.
Afinal, é por ela que é possível saber o que os clientes querem e de que forma ofertar produtos e serviços.
Uma terceira e importante ferramenta usada em inteligência de mercado é o imenso repositório virtual de informações conhecido como Big Data.
No entanto, ele só será útil se, no seu processamento, a empresa utiliza recursos de análise de dados.
O aprendizado de máquinas, mais conhecido como machine learning, é uma ferramenta igualmente importante, porque, por meio dela, o alcance das ações humanas é estendido.
Com esse recurso, falhas em função de negligência ou imperícia são deixadas para trás.
Então, como implantar a inteligência de mercado quando não se tem muito conhecimento e considerando que essa é uma tarefa a ser delegada para especialistas?
Um ótimo ponto de partida é recorrer aos serviços da FiveActs que, com suas soluções analíticas, gera insights valiosos e ajuda a orientar decisões.
Tenha certeza de que, com nossas ferramentas de BI e de análise de dados, sua empresa ganha asas para ir mais longe.
Seja qual for o estágio de desenvolvimento do seu negócio, uma coisa é certa: com inteligência, você se habilita a fazer muito mais com menos recursos.
É a economia de escala, um dos resultados esperados quando se atua com estratégia e com base em dados e informação.Para ter mais inteligência em suas iniciativas, fale com a gente e faça parte do grupo das empresas que jogam o jogo com mais chances de vencer.