O projeto de BI no Magazine Luiza foi iniciado em 2013, com um desafio de buscar um BI disruptivo, que integrasse dois aspectos: a inovação e a colaboração dentro da empresa.
Esse foi um desafio enorme por ser uma estratégia específica da empresa e que não tinha comparativo ainda no mercado.
A empresa possuía ferramentas básicas de BI, tradicionalmente utilizadas pelo mercado, tendo o Excel como a ferramenta de obtenção de dados, o que impactava direta e negativamente em decisões operacionais e estratégicas.
Usava-se um modelo padrão de demanda pelas áreas de negócio para TI, que efetuava o desenvolvimento das demandas e disponibilizava os resultados para as áreas demandantes.
Esse processo gerava filas e tempo de espera que a empresa não possuía e se buscou uma nova alternativa, que contemplasse os aspectos que são metas do Magazine Luiza: a inovação e a colaboração.
A procura no mercado de empresas que tivessem este tipo de filosofia de trabalho foi intensa e demandou muito esforço. Foram identificadas algumas opções que não tinham a concepção desejada e outras que implantariam ferramentas tradicionais de BI, porém não se enquadravam nas necessidades da empresa.
A Tableau foi identificada na lista das empresas top do Gartner, referência em identificação de soluções de BI e ferramentas de gestão.
Ao efetuar a avaliação do produto, a Tableau foi prontamente identificada como sendo a empresa ideal para atender as necessidades do Magazine Luiza, por ter demonstrado possuir um produto conciso e voltado ao usuário final. E além disso, tendo grande aderência ao fator de inovação.
Cabe destacar que o modelo da Magazine Luiza estabeleceu que a definição de compra seria da área usuária e não de TI e, dessa forma, optou-se pela Tableau.
O projeto se iniciou dentro de TI, tendo como objetivo atingir a realidade do mercado de varejo que possui uma dinâmica de negócios muito voltada a resultados rápidos, que precisam gerar insights para as áreas de negócios, visando dar suporte as ações e aos planos de negócios.
A visão da empresa foi dar poder ao usuário para ter na prática um self-service de BI, com o objetivo de dar autonomia para gerar e disponibilizar suas informações.
Estas definições foram bem executadas e permitiram que as próprias POCs (Proofs of Concept) realizadas no inicio do trabalho já servissem para a área de negócios.
Com base em forte atuação da consultoria Tableau (Five Acts), em 3 semanas, no máximo, todas as máquinas da empresa já possuíam as versões Tableau e estavam disponíveis para uso pelas respectivas áreas.
Tableau encontra-se totalmente consolidado na empresa, tendo iniciado com a priorização de algumas áreas foi se expandindo e conquistando as demais operações, sendo uma valiosa ferramenta de BI para o Magazine Luiza.
Inicialmente, as áreas de planejamento de vendas e comercial foram priorizadas por ser as que representavam as áreas de frente e vêm trabalhando ativamente com foco nas compras, quotas e vendas.
Posteriormente, as áreas de logística e marketing foram treinadas e passaram a usar o Tableau.
Com isso, foram otimizadas campanhas e resultados de vendas de forma online, sem qualquer delay de dados, em tempo real ou muito próximo do momento em que ocorreram.
A empresa investia de 2 a 3 dias para ter as informações e passou a obter seus dados em questão de horas. Isso é fundamental para se manter no mercado de varejo, por exigir respostas rápidas e agilidade nas projeções e análise de dados antes da concorrência e obtermos um diferencial de negócio na prática de condições de vendas.
Tal processo permitiu que fosse atendido um dos preceitos básicos do Magazine Luiza: nunca acompanhar a concorrência, mas sim, estar à frente dela. E o Tableau permitiu atender a essa premissa!
Esse é mais um case de sucesso com a ferramenta Tableau e novamente em uma grande empresa de Varejo, a Magazine Luiza.