O uso de ferramentas de análise de dados no setor varejista tem crescido aceleradamente. Segundo estimativa da IBM, até o ano de 2020 mais de 75% das empresas de todos os tamanhos e seguimentos utilizarão essa metodologia para criar estratégias e se fortalecer no mercado. Só no ano de 2015, US$ 125 bilhões de dólares foram movimentados no mercado de dados. Entre as várias possibilidades de uso inteligente da análise de dados, aumentar as vendas, fidelizar clientes e reduzir custos são os principais pontos que levam uma empresa a investir em Big Data.
Todo empresário sabe como é difícil conquistar um novo cliente, e mais difícil ainda fidelizar os já existentes. Para que isso aconteça, o encantamento do cliente é o fator crucial nesse processo. Então, usar Big Data pode tornar isso possível de forma rápida e fácil.
Uma situação comum nas empresas que não utilizam Big Data é a centralização de todos os dados no setor de TI. Os demais setores, quando precisam de alguma informação, devem submeter o pedido ao TI e esperar que sejam levantadas as informações necessárias, e, muita vezes, mesmo demorando a entregar, os dados estão errados ou já defasados.
Para evitar aborrecimentos, vários profissionais armazenam suas informações mais usuais de forma errada, em várias pastas e arquivos separados, sem estabelecer uma ligação ou relação entre elas. Além de não conseguir analisar esses dados de forma correta, muitos deles se perdem por não serem utilizados.
O uso de uma ferramenta de Big Data fará com que toda a informação da empresa seja centralizada em um único servidor, permitindo que todos os colaboradores alimentem esse banco de dados com informações úteis, e assim o planejamento de uma campanha ou criação de um novo produto, por exemplo, serão embasados em análises corretas desses dados.
Usando Big Data para identificar o comportamento de seu cliente, fica mais fácil proporcionar a ele uma nova experiência de compra, afinal sua empresa identificará a necessidade desse cliente e solucionará seus problemas, seja aumentando o estoque para suprir uma demanda ou criando produtos ou serviços personalizados para a realidade dele. Conhecer seu público e entender seu mercado são só algumas das vantagens da Análise de Dados.
A partir do momento em que você detém as informações de seus clientes e conhece o seu comportamento de compras – informações como produtos, frequência de compras, meios de pagamentos, canais de compras –, fica mais fácil se relacionar com esse cliente. Um simples e-mail lembrando-o que chegou nas prateleiras aquele produto que ele compra todo mês despertará o interesse e o encantamento do consumidor.
Fazendo uma análise precisa, você pode oferecer produtos do interesse pessoal em períodos não usuais de compra, aumentando assim a frequência desse cliente em sua loja.
O uso de Big Data proporciona, além do aumento de vendas, um aumento na economia da empresa. Através da análise de dados você conseguirá ver mais claramente qual ponto não está dando retorno, permitindo assim que você retire o investimento em determinado produto ou ponto de venda. Isso significa menos custos operacionais e maior otimização dos recursos financeiros da empresa.
Desde a organização de dados ao melhor relacionamento com seu cliente, o uso de Big Data auxiliará na tomada de decisões em qualquer situação. Usando os recursos da análise de dados, certamente sua empresa se destacará no mercado, possibilitando aumentar as vendas de forma gradativa e constante.
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