06 de Maio de 2014

A prospecção de dados, ou mineração de dados (data mining, em inglês) diz respeito a uma série de processos com a finalidade de identificar padrões e relacionar variáveis.

Por exemplo, uma grande empresa de varejo mantém um banco de dados do seu estoque. Assim, ela tem as informações sobre exatamente quais produtos, em quais lojas, foram comprados em que quantidade, em que data. Se esta empresa praticar a alimentação de um banco de cadastro de clientes, ela pode saber também se o consumidor adquiriu aquele produto para presente ou não, qual a idade do comprador, há quanto tempo ele é cliente e que outros produtos ele já adquiriu.

Quando esta empresa analisa estes dados de estoque para verificar tendências de compra, ela está praticando Business Intelligence (BI). Quando ela utiliza todas estas informações e as relaciona, em busca de padrões, está fazendo mineração de dados.

A mineração de dados é importante porque ajuda a tomar decisões, a prever acontecimentos e facilita a inovação.

O Big Data é um grande universo, e seus conceitos podem parecer complexos. Se você ainda está em dúvida sobre como ele pode ser utilizado por sua empresa, assista nosso Webinar e tire todas as suas dúvidas!

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER