27 de Novembro de 2013

O marketing precisa estar sempre atento para desenvolver ações eficazes, personalizadas e adequadas a determinado momento. Para isso, é necessária uma boa coleta e integração de informações. As tecnologias digitais ampliaram as possibilidades de obtenção e uso dessas informações, não somente das que vêm dos consumidores, como também dados de mercado e fatores que influenciam o consumo.

Assim, profissionais de marketing iniciaram o desenvolvimento de trabalhos mais integrados com detentores de outras competências. Alguns grupos de comunicação já trabalham com operações focadas em conhecimentos de modelos estatísticos e matemáticos na definição de projetos e investimentos de comunicação.

Mas, para tirar proveito da enorme quantidade de informações, é necessário se organizar. Não é possível trabalhar com todas as informações disponíveis, é preciso verificar em quais ambientes está o publico alvo. O avanço do volume e velocidade de informação fará com que, cada vez mais, a mídia seja definida a partir de dados específicos de cada consumidor e provenientes das mais diversas fontes.

Conforme estudos desenvolvidos pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), em parceria com a ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business), o big data ainda é pouco compreendido por profissionais de TI. Poucos são os que sabem trabalhar com essa enorme quantidade de informação, a necessidade agora é de pessoas que saibam o que fazer com esses dados. Antes, profissionais das áreas de comunicação e administração não se relacionavam com o big data por falta de compreensão tecnológica, mas o software Tableau já tem a parte gráfica simplificada e intuitiva para facilitar sua utilização para além da área de TI.

O big data ainda contribui para identificar nichos de mercado, avaliar a aceitação de produtos e serviços e perceber respostas dos consumidores em relação à comunicação. Muitas vezes, a própria qualidade das informações integradas podem apontar melhores objetivos do que os inicialmente definidos.

 

Referência: ProXXima

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