20 de Julho de 2015

Para empresas que operam em mercados maduros, encontrar uma oportunidade para disputar utilizando Big Data pode ser um desafio assustador. Embora a oportunidade econômica seja enorme, as corporações tradicionais enfrentam impedimentos de negócios e ambientes legados complexos. A necessidade de obter benefícios de negócios significativos é muitas vezes baseada na otimização dos processos operacionais que não possuem o glamour dos entrantes da nova economia.

O Silicon Valley Bank (SVB) realizou recentemente um “Big Data Summit” para destacar alguns dos desafios que enfrentam as empresas tradicionais ao tentar tirar proveito da oportunidade apresentada pelo Big Data. Entre eles, está o rápido crescimento dos dados.

O desafio de dados é, de fato, enorme. O SVB destacou que eles percebem uma “discrepância de maturação” em capacidades de Big Data com base nos mercados verticais analisados. O banco concluiu que a maturidade de Big Data é mais elevada nos mercados de menor dimensão, como publicidade e viagens, e está em estágio inicial ou nascente nos grandes mercados, como serviços financeiros e saúde. Eles citam dois impedimentos significativos para o investimento em Big Data nesses mercados: nível de supervisão regulamentar e facilidade de captura de dados.

Apesar dos investimentos consideráveis em Big Data por parte de alguns grandes serviços financeiros e companhias de saúde, o Silicon Valley Bank concluiu que a indústria de Big Data está na fase da ponta do iceberg em termos de oportunidades de investimento. O SVB prevê um futuro impulsionado por investimentos em Big Data de alto valor.

Se o estudo SVB está correto, empresas dominantes vão conduzir o futuro do investimento em Big Data. Os projetos podem não ser todos glamorosos. No entanto, quando medido pelo investimento e pelo valor para os negócios, espera-se que o impacto seja enorme e em grande escala.

Fonte: itforum365.com.br

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER