09 de Outubro de 2013

As redes varejistas inspiram bancos no uso da tecnologia para entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes. Esse entendimento é importante para oferecer experiências mais satisfatórias e conquistar lealdade.

O diretor especialista em Soluções para o Setor Financeiro da Oracle Brasil, Jonatas Leandro, afirma que, até o momento, a tecnologia tem possibilitado aos bancos oferecer serviços em escala nacional. A problemática é que, simultaneamente, o uso das diversas ferramentas online, fez com que as instituições financeiras perdessem o contato direto com o cliente. Agora, os bancos precisam correr atrás de soluções que possibilitem estreitar as relações e prever as expectativas dos correntistas por múltiplos canais eletrônicos.

Os canais necessitam de organização para favorecer as diversas movimentações feitas pelos clientes em particular e, também, garantir que o gerente compreenda o perfil do consumidor. Leandro ainda aponta para a necessidade de acompanhar o consumidor nas redes sociais e em suas interações com os diferentes serviços. O desafio é grande porque os bancos têm no mínimo seis canais até os clientes: agência, telefone, email, Internet banking, mobile banking, ATM’s (serviço de autoatendimento), entre outros.

O varejo, por meio de tecnologias inovadoras, é referência em entender e antecipar as demandas. Estar perto do cliente e compreendê-lo é o diferencial para gerar novos negócios, manter-se atualizado e melhorar os resultados financeiros.

Estudar o consumidor é uma prioridade, principalmente em um momento em que os juros cobrados da população precisam ser reduzidos e a oferta de crédito aperfeiçoada e ampliada para conseguir acompanhar uma concorrência em crescimento.

Ferramentas que auxiliam a aprimorar o conhecimento e as relações com as pessoas  permitem o desenvolvimento de ações de marketing mais assertivas e proveitosas. E são ainda mais importante atualmente, pois o consumidor apresenta um novo perfil que exige maior interação e autoserviço.

No Brasil, 30% da população economicamente ativa não é bancarizada. Os bancos ainda precisam lidar com outros desafios: ampliar os serviços para clientes que possuem conta corrente ou poupança e fidelizar os clientes que consumem serviços financeiros em diferentes bancos e mantém sua vida financeira compartilhada.

O Tableau é uma ferramenta que possibilita detectar as tendências e necessidades dos clientes através da análise de dados. É possível fazer o download gratuito para teste no próprio site da Five Acts.

Fonte: Revista Varejo – Serviços e Oportunidades

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