10 de Julho de 2015

O marketing digital impactou a forma como as empresas medem os dados. Mas será que todas estão preparadas?

O termo está realmente em alta. Uma boa parte das empresas já conhece, ou gostaria de implementar. Mas na prática, não é um processo tão simples para implementação, principalmente se o projeto está começando do zero, começou errado, não tem padronização, ou a empresa não quer investir recursos para o projeto.

Dentro desse status, temos alguns pontos a serem considerados:

  • Quando pensamos em mensurar dados, precisamos saber se a empresa tem possibilidade para investir tempo para gerenciar um projeto de mapeamento de canais e alinhar padrões nos dados captados do cliente.
  • Para quem investe em mídia com vários canais, é importante mensurar dados de receita, budget por canal, além das demais métricas, para que a análise possa te dar insights de quais canais realmente são mais efetivos. Caso contrário sua análise estará enviesada.
  • Considere que é importante implementar software de mensuração em uma loja virtual. Se esse mapeamento de kpis e implementações de tags de código, não foram discutidos no início do projeto, o comerciante ficará frustado, pois terá que arcar com horas adicionais dos programadores por puro desconhecimento do processo.
  • Um outro ponto importante a ser considerado neste tipo de mapeamento é que no caso de implementações técnicas, estas estão sucetíveis a atualizações de softwares de terceiros e isso impacta novamente em horas adicionais de desenvolvimento. Um exemplo disto é o caso das atualizações do Google, que passam constantemente por mudanças e caso não sejam consertados, podem impactar em mensurações defasadas ou desatualizadas.
  • Na hora de mensurar dados, todas os pontos de contato com o cliente, precisam estar muito bem padronizados. Exemplo: Um comerciante realizou uma pesquisa em suas lojas físícas, com todos os seus clientes, para avaliar a satisfação do atendimento em sua rede. Quando recebeu os formulários das 3 unidades de negócios, reparou que uma das perguntas, estava diferente, na comparação das outras. Nesse caso, essa avaliação ficará anulada, sendo possível avaliar apenas a questão em sí, e não a questão comparativa entre as 3 unidades da rede.
  • É importante avaliar que dependendo do volume de dados a serem padronizados, o trabalho de parametrização pode ser extender por semanas. É importante definir uma equipe qualificada e suficiente para entregar o projeto no tempo previsto e alinhar expectativas. Exemplo: Você precisa mensurar dados de 110 lojas físicas, porém a captação dos dados é manual e a média de captação por dia é de 240 formulários, que são enviados por correios para uma central única. Possívelmente essa central única receberá 26400 formulários por dia. Se a média de tempo para inserção em planilha for de 1 hora para cada formulário, já sabe o que irá ocorrer não é? Será impossível uma pessoa centralizar toda informação manualmente. Ou seja, o projeto da empresa ficará inviabilizado neste formato. A Central Única, não poderá atender as 26.400 horas por dia obviamente e com isso aquela mensuração será feita de não-fluída, neste caso, projeto inviabilizado.  Será necessário fazer uma escolha, entre: como distribuir a amostra dos formulários. Ou reformular o processo, criando um software de mensuração. Ou ainda, contratar mais pessoas para auxiliar no projeto.

 

Fonte: administradores.com

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