17 de Janeiro de 2017

afinal-o-que-e-inteligencia-competitiva-entenda

 

Você sabe o que é inteligência competitiva? Se você é um profissional inovador, antenado às novidades do mercado, às demandas dos clientes de diversos segmentos e sabe como adaptar suas estratégias às novas tendências, então você já faz parte do time de pessoas que realizam esse tipo de trabalho!

A inteligência competitiva, ou inteligência de mercado, é um processo de análise e captação de informações sobre a concorrência. Em geral, grandes empresas possuem um setor dedicado a analisar comportamento de clientes e tendências de mercado. O objetivo é se antecipar às demandas e novidades, ampliando as condições de competitividade da organização.

A boa notícia é que esse não é um processo restrito às grandes corporações. Pelo contrário: já existem micros, pequenas e médias empresas realizando estudos voltados para a identificação de tendências e novidades apresentadas pela concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Inteligência competitiva x Benchmarking

O trabalho de inteligência competitiva não é um simples benchmarking, no qual empresas trocam informações sobre seus processos e produtos de modo a buscar soluções com base no que o concorrente faz.

O profissional de inteligência competitiva atua buscando informações que ainda não estão explícitas no mercado e ainda não foram totalmente aplicadas pela concorrência. Trata-se de um modelo preditivo de gestão, por meio de um aprendizado definido pela competição para aperfeiçoar a estratégia organizacional.

Benefícios da IC na Análise SWOT

Uma das formas mais eficazes de se definir um planejamento organizacional é por meio da realização da Análise SWOT, sigla que consiste em Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

O trabalho consiste em realizar uma análise de forças e fraquezas internas, contrastando-as com oportunidades e ameaças do mercado. A partir dos resultados dessa análise, os gestores podem definir uma atuação mais focada em investimentos ou em espera de uma situação mais estável.

Um bom trabalho de inteligência competitiva torna a Análise SWOT muito mais assertiva, principalmente no que diz respeito às informações do mercado, já que o resultado desse trabalho trará as principais tendências do segmento no qual a empresa atua.

Onde buscar as informações

Com a democratização da internet, o trabalho de inteligência competitiva ficou muito mais facilitado e com resultados mais próximos da realidade. O profissional ou a equipe responsável pela análise pode ir atrás de informações que estão em toda a parte: clientes, representantes, fornecedores ou concorrentes.

Os responsáveis pela pesquisa devem saber ler e interpretar as informações obtidas, para que a direção da empresa tenha uma boa base para tomar decisões corretas.

Perfil profissional

Embora as grandes empresas tenham setores voltados exclusivamente para a inteligência competitiva, isso não impede que todas as áreas da organização estejam atentas às tendências, principalmente àquelas ligadas à atividade específica dos seus profissionais. Por isso mesmo, o perfil dos colaboradores desejado pelas organizações mudou.

A capacidade técnica continua a ser um diferencial, mas pessoas antenadas, que gostam de ler e que conhecem muito do mercado no qual atuam estão saindo na frente nos processos seletivos.

Inteligência Competitiva x Business Intelligence

Enquanto a Inteligência Competitiva é voltada para o profissional, o Business Intelligence está ligado ao negócio. O BI é fundamental para gestores e organizações no processo de definição de estratégias, correção dos planejamentos e avaliação constante do sucesso do negócio.

As ferramentas de BI estão ligadas à coleta, organização, análise e compartilhamento de dados de sistemas, com foco na integração do negócio como um todo. O Business Intelligence garante decisões mais seguras e ações direcionadas para a obtenção de resultados sólidos.

Uma das melhores ferramentas de BI do mercado é a Tableau, você pode baixar a versão trial gratuitamente neste link.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER