09 de Janeiro de 2014

Você deve estar se perguntando. Ou já se perguntou em algum momento. Você não está sozinho, este conceito ainda parece ser novo para muitas pessoas.

Big Data se refere à manipulação e visualização de dados em larga escala. E esses dados não precisam estar necessariamente estruturados. Pode ser qualquer tipo de informação, desde um post no Facebook até coordenadas do GPS de um celular. O cruzamento e análise destes dados em tempo recorde é o que torna o Big Data uma ferramenta essencial nas tomadas de decisão das empresas hoje em dia.

Mas como esta tecnologia funciona? A facilidade do Big Data está na criação das chamadas visualizações que permitem entender melhor seus dados. Estas visualizações são na verdade gráficos interativos que nos ajudam a compreender e até mesmo responder várias questões relacionadas há um determinado problema. Para o ser humano, é muito mais fácil (e rápido) compreender uma informação visual do que uma sequência interminável de números ou textos.

Atualmente existem várias ferramentas para análise de dados em larga escala, como o Tableau Software por exemplo. Nele é possível criar visualizações avançadas com facilidade para explorar qualquer tipo de informação.

O Big Data tem provado ser uma ferramenta decisiva para a consolidação de grandes empresas, a exemplo do Walmart, gigante do mercado varejista. Se você tem dados em larga escala e não sabe como analizá-los, esta pode ser a solução para alavancar seus negócios e te ajudar a entender melhor o seu mercado.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER