13 de Dezembro de 2016

Business Working Accounting Statistics Stats Concept

 

Muitas empresas possuem sistemas de controle e gerenciamento ainda baseados nas famosas planilhas do Excel (ou de softwares similares), em vez de usarem ferramentas de BI (Business Intelligence). Embora possam organizar certo número de dados, as planilhas se tornam ineficientes a partir do momento em que o volume de informações cresce.

Outro grande problema no uso de planilhas envolve a dificuldade de organizá-las, fato vivenciado em muitos setores que criam múltiplos arquivos, com diferentes versões, sem um modo eficiente de catalogá-los e priorizá-los. Isso pode causar confusões e até utilização de dados defasados em estratégias corporativas.

A adoção de ferramentas de BI melhora a gestão de informações e facilita a obtenção de dados cruciais em menor tempo. No post de hoje, listamos as 5 principais vantagens de substituir as planilhas por ferramentas de BI. Confira!

1. Menor dependência da TI para obter relatórios e extrair dados importantes

Com ambientes cada vez mais competitivos e dinâmicos, conseguir analisar dados e informações organizacionais para estabelecer métricas e estratégias é vital para a sobrevivência das empresas. Para isso, é importante contar com relatórios precisos, o que nem sempre é possível obter em planilhas.

A solução acaba sendo pedir ajuda à equipe de TI para que forneça soluções que permitam visualizar melhor as informações, agrupando-as corretamente. Numa ferramenta de BI eficiente, é possível acessar métricas-chave e, ainda por cima, realizar diversas combinações de dados para se realizarem avaliações mais aprofundadas.

2. Possibilidade de gerar maiores resultados com dados obtidos nas ferramentas de BI

Ferramentas de BI eficientes geralmente são desenvolvidas por grandes empresas com experiência de mercado. Por esse motivo, elas podem ser complementadas com módulos estratégicos que otimizam as funções empresariais. Tais módulos resultam de longo tempo de pesquisa e análise das principais necessidades dos clientes.

Em outras palavras, trata-se de soluções amparadas pelos conhecimentos adquiridos pela desenvolvedora ao longo dos anos, alinhados também com as melhores práticas de gestão.

Além disso, as ferramentas de BI permitem personalizar opções e até processos inteiros conforme as particularidades de um negócio, possibilitando um fluxo de dados mais ágil e efetivo. Isso pode ajudar a gerar melhores resultados operacionais, diminuir a perda de tempo na busca de informações e minimizar a coleta de dados errados por conta de planilhas desatualizadas ou confusas.

3. Acessibilidade imediata e integração com diferentes dispositivos

Ferramentas de BI efetivas e modernas podem ser acessadas em diferentes dispositivos e de qualquer local no mundo, sem falar na boa integração com mídias distintas.

Dessa forma, podem-se obter dados importantes em qualquer hora do dia, conforme suas necessidades e nível de acesso no sistema. Elas também integram setores, agilizando a troca e busca de dados de inúmeros departamentos.

4. Identificação de oportunidades

Sistemas permitem analisar um grande fluxo de informações, podendo ajudar a prever tendências no mercado e novas oportunidades de negócios.

Elas também possibilitam descobrir clientes com maior potencialidade, pontos fortes organizacionais e até a capacidade produtiva da empresa. Ou seja, tudo para permitir que se estabeleçam estratégias de mercado eficientes e amplas.

Sem falar que é possível até encontrar situações nas quais seja viável aplicar soluções criativas, até mesmo inovando nos negócios.

5. Integração e consolidação de dados

Ferramentas de Bi permitem maior consolidação e integração de dados de diferentes fontes, sem precisar realizar conversões demoradas ou adaptações para que eles possam ser trabalhados. Dessa forma, facilita também a prática da análise de dados.

A troca da gestão baseada em planilhas para uma amparada por uma ou mais ferramentas de BI é um fator importante para a profissionalização do gerenciamento organizacional. Sem falar no ganho de desempenho que pode ser obtido, além de melhora na competitividade junto ao mercado e da diminuição de erros operacionais decorrentes de deficiência na integração de dados.

Preparado para substituir as planilhas pelas eficientes ferramentas de BI? Baixe o Tableau na versão trial e conheça uma ferramenta que realmente pode otimizar sua analise de dados.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER